130 anos de Nintendo — Deixando a sorte para os céus (ou uma considerável recapitulação da história da nossa empresa favorita)
Nintendo – uma das empresas de entretenimento mais valiosas do mundo inteiro, completou esse final de semana seus CENTO E TRINTA ANOS. É mole?
Apesar de ser comumente conhecida por video games, a Nintendo iniciou seus trabalhos com algo um pouco diferente: cartas de Hanafuda, um jogo tradicional japonês.
Hanafuda é um jogo de cartas colecionáveis e consiste em 48 cartas. Estas tem imagens de flores, sendo que o baralho é dividido em 12 montes, cada um representando os meses do ano com flores, animais e objetos. Existem diferentes formas de jogar Hanafuda, dentre eles o “Koi-Koi” (ou Mau-Mau japonês, funcionando mais ou menos como Uno ou Can-Can).
A Nintendo foi fundada em 23 de setembro de 1889, como Nintendo Koppai, em Kyoto no Japão, por Fusahiro Yamauchi. O negócio produzia e vendia Hanafuda. O nome “Nintendo” é comumente assumido a ter significado de “deixe a sorte aos céus”, apesar de não haver arquivos históricos confirmando tal significado. As cartas inicialmente eram feitas a mão, mas sua popularidade fez Yamauchi contratar assistentes para produzi-las em massa.
Yamauchi não tinha descendentes para assumir o negócio da família. Seguindo tradição japonesa, ele adotou seu genro, Sekiryo Yamauchi, para em 1929 aposentar e deixar a empresa em suas mãos. Em ’33 Sekiryo estabeleceu uma associação comercial com outra empresa e renomeou a companhia para Yamauchi Nintendo & Co.
Em 1947, Sekiryo estabeleceu a distribuidora Marufuku Co. para distribuir o Hanafuda, além de outras espécies de cartas introduzidas pela Nintendo. Ele também teve apenas filhas, então seu genro Shikanojo Inaba (que veio a ser renomeado para Yamauchi) foi adotado pela família. Entretanto, Shikanojo não veio a ser presidente por ter abandonado a família. Seu filho, Hiroshi, que foi crescido por seus avós, veio a ser o próximo presidente da empresa.
Em 1949, Hiroshi Yamauchi estudava na na universidade Waseda em Tokyo, porém teve de abandonar os estudos devido a morte de seu avô para assumir a Nintendo. Em ’51 ele renomeou “Marufuku Co. de volta para “Nintendo Playing Card Co.”. Em 53, a Nintendo veio a ser a primeira empresa no Japão a produzir cartas de plástico.
Em 1956, Yamauchi visitou os EUA para conversar com empresas de cartas de lá. Ele ficou chocado que o maior produtor de cartas do mundo tinha um pequeno escritório. Isso foi um momento decisivo para ele, que percebeu as limitações de trabalharem apenas com cartas.
Em ’59, a Nintendo fez um acordo com a Disney para usar seus personagens em suas cartas. Usando isto e vendendo livros ensinando diferentes jogos, a Nintendo poderia vender produtos para casas japonesas. Isto foi um sucesso que levou a mais de meio milhão de vendas num só ano. Com este sucesso Yamauchi levou a empresa para listagens publicas, em 1963 nomeando ela apenas para “Nintendo”.
Até ’68, a empresa fez diversos experimentos em outras áreas de negócios. A Nintendo abriu uma companhia de taxi, uma rede de motéis, rede de comidas instantâneas e diversos outros produtos e serviços.
Todas esses negócios paralelos eventualmente falharam, menos o de brinquedos, onde aplicaram experiência da fabricação de cartas. As olimpíadas de 64 em Tokyo fizeram um boom econômico para a Nintendo, onde as cartas chegaram a um ponto de saturação. Isto fez com que as ações caíssem de 900 yen para apenas 60.
Em 65 a Nintendo contratou Gunpei Yokoi como engenheiro de manutenção, mas ele ficou famoso por muito mais que sua habilidade de conserto de máquinas.
A Nintendo teve muita dificuldade na industria de brinquedos. Ela já era dominada por empresas como Bandai e Tomy. Devido ao curto ciclo de vida de brinquedos, a Nintendo teve que entrar numa nova era. Em 66, Yamauchi pediu para Gunpei criar um produto próspero para o Natal. Conhecido como “Ultra Hand”, foi um sucesso de vendas, alcançando mais de um milhão de unidades. Isto levou Gunpei para a linha de desenvolvimento de produtos.
Em 1970 a Nintendo fez a primeira “light gun” a luz solar. Foi a primeira disponível para uso doméstico, produzida em parceria com a Sharp. Em 72, Nintendo fez o Ele-Conga, um dos primeiros tambores programáveis.
Uma light gun é um aparelho muito utilizado em computadores e fliperamas, comumente parecido com uma pistola. Em aviação e serviços de entrega é usado como um sinalizador direcional. Estes funcionam construindo um sensor de luz óptica na ponta da arma, esta que recebe sinal da luz emitida pela tela alvo.
A partir de 72 o primeiro video game, o Magnavox Odyssey, possuia uma light gun. Este foi o primeiro envolvimento da Nintendo com video games. Isto fez com que a Nintendo fizesse múltiplos sistemas de light gun pra fliperamas. Em 74 a Nintendo adquiriu os direitos de distribuição do Magnavox Odyssey no Japão.
Durante os anos 70 a Nintendo fez em conjunto com a Mitsubishi Electric os “Color TV Game Machine”. Seus primeiros fliperamas foram EVR Race, Radar Scope e Donkey Kong que virou seu mais famoso.
No início da década seguinte a Nintendo teve sua divisão de video games liderada por Gunpei alguns de seus títulos mais famosos. Shigeru Miyamoto foi a cabeça por trás de Donkey Kong, este que além de fliperamas foi lançado para o Atari 2600, o Intellivision e o ColecoVision. Futuramente ela veio a fazer o primeiro Mario Bros. e seus primeiros testes no mercado de portáteis com o Game & Watch.
Game & Watch foi uma linha de portáteis produzidos pela Nintendo entre 1980 e 91. Criados por Gunpei Yokoi, cada G&W possuía um título numa tela LCD acompanhada de um relógio e alarme. Venderam mais de 43 milhões de unidades no mundo inteiro.
Em 1983 após diversos protótipos de consoles de mesa a Nintendo lançou o Famicom (de Family Computer) no Japão, sua primeira tentativa de fazer um console baseado em cartuchos. Este sistema vendeu mais de 500 mil unidades em dois meses por em torno de $100 dólares.
Após alguns meses, o Famicom apresentou um defeito de congelamento em determinados jogos. Isto fez a empresa pedir devolução de todos os consoles disponíveis nas lojas e casas japonesas, o que deu um prejuízo de meio milhão de dólares.
Neste período a empresa reformulou o produto e o lançou nos EUA como Nintendo Entertainment System, ou NES.
Entre 83 e 85 houve a conhecida Quebra de Video Games de 83, uma recessão causada pelo mercado transbordando na competição de jogos e computadores caseiros. Este ocorrido derrubou grandiosas empresas tais qual a Atari. Com o tempo, o domínio do mercado saiu da America para o Japão. Sua única grande competidora nos EUA era a também japonesa SEGA.
Para manter controle de qualidade e não repetir os mesmos erros da Atari, a Nintendo lançou o NES acompanhado de R.O.B. para sincronizar com os jogos e que apenas jogos de alta qualidade de terceiros fossem lançados no ocidente, em uma quantia limitada de 5 por ano. A Konami foi a primeira a ser permitida. Em 1985, Super Mario Bros. foi lançado. Com o tempo, Metroid, Zelda e demais vieram com grande recebimento público e crítico.
Em 1988 a nintendo anunciou a Nintendo Power, uma revista de notícias e estratégias para fazer propaganda de seus novos jogos. Sua publicação se encerrou em Dezembro de 2012, mas ainda há um podcast feito em seu nome.
Em 1989 a Nintendo lançou o Game Boy acompanhado de Tetris. Devido ao seu preço, o jogo e sua durabilidade vendeu excepcionalmente bem, alcançando números estrondosos (118 milhões de unidades). No mesmo ano foi anunciado o Super Famicom, ou Super NES, que foi lançado no Japão no fim de 1990. O console chegou na América e na Europa, respectivamente, em 1991 e 1992.
Logo em seguida a empresa começou uma parceria com a Sony para produzir um console de CD-ROM. Esta parceria falhou, o que levou a Nintendo a recorrer a Philips e seu fracassado CD-i e a Sony a fazer seu próprio PlayStation.
O SNES dominou o mercado com Super Mario World, The Legend of Zelda: A Link to the Past, Street Fighter 2 e os Final Fantasy. As vendas totais chegaram a quase 50 milhões contra os 40 do Sega Genesis/Mega Drive.
Em 1992 Gunpei começou o planejamento de um console de realidade virtual chamado Virtual Boy. Em 93 a Nintendo anunciou o desenvolvimento de um console 64-bit chamado conceitualmente de Project Reality/Ultra 64. Este prometia ambientes e personagens totalmente em 3D.
Sua tecnologia foi inicialmente apresentada em fliperamas com jogos como Killer Instinct e Cruisin’ USA. Killer Instinct foi lançado ainda para SNES. Em 95 o projeto foi renomeado para Nintendo 64, tendo seu lançamento anunciado para o ano seguinte, com jogos da Rare e Super Mario 64.
No mesmo ano o Virtual Boy foi lançado, mas vendeu pobremente tanto no Japão quanto nos EUA. A competição também se acirrava, visto que a Sega introduziu o sistema de 32-bits Saturn e a Sony introduziu seu Playstation de 32-bits. A presença da Sony começou a impactar as vendas da Nintendo e da SEGA.
Em 1996, o N64 foi lançado com mais de 500 mil unidades no primeiro dia no Japão e mais 350 mil nos EUA. As vendas foram fortemente afetadas por poucos títulos lançados para o console, principalmente de terceiros, visto que estes estavam mais interessados no formado de CD-ROM da competição que era extremamente mais barato.
Paralelamente ao 64 foi lançado o Game Boy Pocket, o projeto de despedida de Gunpei, um Game Boy de menor porte. Em seguida Gunpei saiu da empresa para criar o WonderSwan. Entretanto, a perda de Gunpei foi compensada pela criação da segunda maior franquia de jogos eletrônicos (atrás apenas de Mario), que é Pokémon, criado por Satoshi Taijiri.
Em 1997, o criador do Game Boy e Metroid Gunpei Yokoi faleceu num acidente de carro aos 56 anos. Um ano depois, o Game Boy Color foi lançado.
Apenas três anos depois a Nintendo lançou o Game Boy Advance, um portátil fortíssimo para a época. No mesmo ano o GameCube foi lançado. Em 2002 Tatsumi Kimishi entrou como presidente da Nintendo da América. No mesmo ano, Yamauchi saiu para a entrada de Satoru Iwata como presidente da Nintendo.
No mesmo ano, Dr Wei Yen, cientista chinês americano co-fundou a iQue para manufaturar e distribuir consoles e jogos da Nintendo na China. Paralelamente a isso, as táticas de negócio da Nintendo na Europa a levou a tomar uma multa de 150 milhões de euros, uma das maiores aplicadas na história.
Em 2004 a Nintendo anunciou planos para uma nova espécie de portáteis de duas telas, tendo uma delas sensível ao toque. O Nintendo DS (de dual-screen) lançou no fim deste ano com três milhões de pré-vendas. Este também foi o primeiro console portátil da empresa capaz de produzir gráficos tridimensionais.
Em 2005, a primeira loja da Nintendo foi aberta no Rockefeller Center em Nova York. A loja conta com um museu e itens exclusivos, além dos produtos tradicionais encontrados em demais lojas. No mesmo ano, na E3, o que conhecemos como o Wii foi mostrado. Seu controle foi apresentado na Tokyo Game Show do mesmo ano.
Em 2006 o DS lite foi lançado, propondo uma melhoria próxima da apresentada no Game Boy Pocket e GBA SP. Reggie Fils-Aimé foi promovido a Presidente e COO da Nintendo da América. Kimishima foi promovido para Chairman e CEO. No mesmo ano foi lançada a subsidiaria Sul-Coreana. No fim do ano o Nintendo Wii foi lançado.
O lançamento do Wii foi uma grande quebra de recordes, recuperando as vendas perdidas dos consoles anteriores, devido a um público alvo absolutamente mais generalizado, de fãs casuais a veteranos. Apenas 4 anos depois a Sony e a Microsoft conseguiram lançar consoles para alcançar os mesmos públicos alvos, mas nunca com o mesmo impacto.
Em outubro de 2007 a Nintendo anunciou sua primeira líder feminina, Rose Lappin, para Diretora de Gerenciamento da Nintendo Austrália. No ano seguinte a Nintendo atualizou o DS Lite no DSi, cortando compatibilidade com os jogos de Game Boy porém com uma câmera e novas funções. Foi o primeiro portátil da Nintendo que permitiu conteúdo baixável.
Em 2011 o 3DS foi lançado no Japão. Seu propósito inicial era de efeitos 3D sem o uso de óculos, com autostereoscopia de barreira de paralaxe. Também foi anunciado seu novo console, o Wii U, o primeiro da empresa a rodar jogos em full HD. Ele apresentava um controle que aparentava um tablet e tinha interações com o Wii Remote.
O Nintendo 3DS se deparou com um lançamento morno devido ao seu preço e falta de títulos de relevância. O Wii U foi confundido popularmente como uma atualização cara do Wii, o que afastou tanto desenvolvedores quanto público. Estes dois lançamentos desestabilizaram a empresa financeiramente, forçando-a a abaixar rispidamente o preço do 3DS (o que o fez explodir em vendas posteriormente) e cortar salários de seus membros de alto nível para evitar demissões.
Em julho de 2015 Satoru Iwata faleceu de um tumor na bile aos 55 anos. Satoru lutou bravamente pela segurança econômica da empresa e projetou o que veio a ser o Nintendo Switch. Sua morte deixou a empresa nas mãos de Shigeru Miyamoto e Genyo Takeda que juntamente decidiram por colocar o cargo nas mãos de Tatsumi Kimishima.
Em outubro de 2016 a Nintendo revelou o Nintendo Switch que veio a ser lançado em 3 de março de 2017. O console tinha um conceito híbrido, visto o fracasso que foi a divisão desnecessária entre 3DS e Wii U. O console teve um ano de lançamento incomparável para a empresa, vendendo mais de 14 milhões no fim de seu ano fiscal, superando as vendas de toda a vida útil do Wii U.
Em 2018, foi apontado que mudanças ocorreriam nos cargos de presidência da Nintendo mais uma vez. Em junho Kimishima foi sucedido por Shuntaro Furukawa. Furukawa trabalha na Nintendo desde 94 como contador. Durante esta década ele subiu para trabalhar em marketing global, no departamento executivo e diretor externo da Pokémon Company. Ele também se envolveu no desenvolvimento do Switch.
Na Nintendo da América Doug Bowser, que entrou na empresa em 2015 como vice presidente de vendas e marketing, foi promovido quando supervisou a promoção e lançamento do Switch. Em fevereiro de 2019 foi anunciado que este estaria substituindo Reggie Fils-Aimé como presidente e chefe de operações da empresa em abril.
O Nintendo Switch fez a Nintendo voar como nunca antes. Ainda no ano de lançamento anunciou parceria com a Tencent para publicar seus jogos na China. Em março de 2019, foram confirmados mais de 36 milhões de unidades vendidas em apenas dois anos de vida. Em julho a Nintendo anunciou uma versão leve do Switch, chamado de Switch Lite. Este seria mais compacto e seria focado no uso portátil do console.
O Nintendo Switch Lite teve seu lançamento dado nesta sexta-feira dia 20 de setembro mundialmente.
O legado da Nintendo é notável. Sua história secular é impactante e um exemplo de perseverança no crescente mercado de jogos eletrônicos. Somos muito felizes de termos crescido junto dessa empresa, podendo comemorar uma data tão considerável. Por muitos outros anos!