Análises,  Destaque,  Games,  Nintendo,  Playstation,  Xbox

Super Monkey Ball: Banana Mania – Overdose bananal

Super Monkey Ball:Banana Mania é um jogo de plataforma desenvolvido por Ryu Ga Gotoku Studio e distribuído pela Sega. O jogo teve seu lançamento global no dia 5 de Outubro de 2021, para as plataformas: Microsoft Windows, Nintendo Switch, Playstation 4, Playstation 5, Xbox One e Xbox Series X/S.

Banana Mania compila os três primeiros jogos da franquia lançados no GameCube. O título de referência utilizado nessa coletânea é o Super Monkey Ball Deluxe (2005), que organizou os dois primeiros jogos junto com novas fases deluxe e além de incluir uma série de 12 opções de “Partidas Festivas”. Todas as 300 fases foram remasterizadas e retrabalhadas para equilibrar a dificuldade dos estágios.

Dança do Triunfo.

O modo história segue a trama do segundo jogo que introduziu o Dr. Bad-Boon na trama da franquia. O enredo possui o mesmo formato de outros jogos deste gênero, ao abordar um cientista malvado atazanando a vida dos protagonistas. O principal ponto positivo é o carisma que esses personagens possuem, principalmente Aiai e sua turma, que conquistam o coração ao realizar suas dancinhas ao completar um estágio. O que decepcionou nessa remasterização foi ter tirado as animações cinematográficas do jogo original e colocado no lugar um formato de história em quadrinho que tirou o impacto das interações entre os personagens.

A jogabilidade segue o mesmo padrão dos outros jogos da série que consiste em controlar o Aiai e seus amigos dentro de esferas em plataformas suspensas, onde o objetivo é pegar todas as bananas e alcançar a chegada os mais rápido possível. Mesmo com esse equilíbrio na dificuldade, cada estágio continua bastante desafiador como é característico da série. Além da campanha é possível jogar as fases do primeiro jogo e as fases deluxe, tanto em suas versões remasterizadas como em seus modelos originais. Os 12 modos de “Partidas Festivas” apresentam uma variedade de modalidades, como golf, boliche, tênis, futebol, luta, entre outras possibilidades. Esses modos são até divertidos jogar cooperativamente, mas logo perdem o encanto por conta da suas mecânicas simplórias que tiram a dinamicidade das partidas. Ao longo da jogatina, são acumulados pontos que são usados para desbloquear vários itens que vão desde cosméticos até modos de jogo.

Partida recreativa de futebol dentro da modalidade festiva.

A maior parte dos itens que podem ser desbloqueados são peças de roupa para os personagens principais da franquia. Além de itens cosméticos é possível desbloquear novos personagens, entre eles os que se destacam são três personagens de outras franquias da SEGA: Sonic, Tails, Jet (Jet Set Radio) e Kiryu Kazuma (Yakuza). Foram adicionados por DLC, a Hello Kitty, Morgana (Persona) e Suezo (Monster Rancher). A última categoria que pode ser desbloqueada são filtros e modos de jogo. Os modos de jogo extra são: “Banana Dourada”, onde o objetivo é pegar todas as bananas, “Banana Negra” que é o oposto do “Banana Dourada” e o “Modo Reverso” que altera a localização da linha de chegada das fases.

Essa fase é uma das mais tranquilas do jogo.

O Banana Mania introduziu também uma série de recursos para aguçar a jogatina. As novidades são o modo “Tempo Marcado”, onde os jogadores disputam em uma classificação global pela melhor pontuação nas fases da história e dos desafios. Foi adicionado a mecânica de pulo que havia sido introduzida no Banana Blitz (Wii), mas ele precisa ser desbloqueado com os pontos conquistados e é um dos itens mais caros do jogo. Para os jogadores que sentirem muita dificuldade para completar as fases, existe a possibilidade de ativar a função “Ajuda” que indica o melhor caminho para completar a fase e também pode deixar em câmera lenta para superar situações que exigem realizar movimentos rápidos em um curto espaço de tempo. A adição final foi a “Câmera Fotográfica” que dispõem de uma variedade de filtros para customizar as capturas de tela feitas durante o jogo.

Super Monkey Ball:Banana Mania é um pacote recheado de conteúdo que vai alegrar novatos e veteranos da franquia que completou 20 anos neste ano. Essa nova interação na série resgata o auge da jogabilidade que acabou contribuindo para o revigoramento da franquia que estava estagnada por conta dos últimos lançamentos. A expectativa que fica é a possibilidade de novas interações de grande porte para a turma do Aiai ao longo prazo.

PROS:

  • Jogabilidade desafiadora;
  • Personagens desbloqueáveis;
  • Novas ferramentas de jogo;
  • Fases extras.

CONS:

  • Novo formato do modo história;
  • Partidas Festivas sem substância.

PLATAFORMAS:

  • Microsoft Windows
  • Nintendo Switch (Plataforma analisada)
  • Playstation 4
  • Playstation 5
  • Xbox One
  • Xbox Series X/S

NOTA: 8/10

Super Monkey Ball: Banana Mania é um pacote recheado de conteúdo que vai alegrar novatos e veteranos da franquia que completou 20 anos neste ano. Essa nova interação na série resgata o auge da jogabilidade que acabou contribuindo para o revigoramento da franquia que estava estagnada por conta dos últimos lançamentos. A expectativa que fica é a possibilidade de novas interações de grande porte para a turma do Aiai ao longo prazo.

Sempre pensando através das paredes da caixa, youtuber desde 2012, hoje foca em escrita, livestreams e editor frequente no site, falando principalmente sobre animes, jogos e livros.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *