Dragon’s Dogma 2: Um WRPG Japonês
Dragon’s Dogma 2 surge como um sucessor formidável ao seu antecessor amado, mantendo a magia do original com os avanços da geração atual. Em sua essência, a aventura é uma odisseia de grandiosidade, envolvendo os jogadores em um mundo vasto e detalhado. Este sequência convida os jogadores a explorar seu expansivo mundo e desafia-os com exploração estratégica e narrativas políticas complexas que se transformam em uma jornada memorável.
Desde as expansivas cidades alegres com vida até as regiões selvagens desafiadoras que testam suas habilidades de sobrevivência, cada elemento é criado para reforçar o papel do jogador em uma narrativa muito maior do que eles mesmos. Aprimorada pelo refinado sistema de peões, o jogo equilibra profundidade de combate e exploração, tornando cada decisão, batalha e interação um ponto relevante na aventura.
Neste título, o mundo se desdobra com ambição estupenda, apresentando um mapa quatro vezes maior que seu predecessor. Este vasto espaço é repleto de segredos e sutilezas, desde missões ocultas até locais cautelosamente criados, convidando os aventureiros a mergulharem em suas profundezas. A exploração é fundamental, com ênfase no deslocamento a pé em vez do rápido transporte, incentivando os aventureiros a descobrir múltiplos caminhos e atalhos, cada jornada uma descoberta.
O sistema de Vocação do jogo apresenta uma ricos papéis de combate, desde a força bruta dos Guerreiros até o poder mágico dos Magos, incentivando os jogadores a adaptar sua abordagem para confronto. Este sistema promove experimentação e flexibilidade, permitindo uma aventura personalizada em um mundo que reage e evolui com base nas escolhas feitas e caminhos percorridos.
Estes elementos – design de mundo, exploração e o sofisticado sistema de Vocação – se combinam para criar um jogo que é expansivo e profundamente pessoal, encorajando os jogadores a perderem-se em um reino que recompensa a curiosidade com maravilhas sem limites.
Dragon’s Dogma 2 eleva o conceito de personalização de companheiros, permitindo uma profundidade sem precedentes na criação do seu Peão principal. Este recurso ultrapassa a estética, abrangendo estilos de combate e habilidades, garantindo que cada Peão funcione de forma complemente única a jornada do jogador por meio de interações detalhadas e comportamentos dentro do jogo. Aprendem de cada encontro, adaptando suas táticas para auxiliar melhor nas batalhas e exploração, tornando-os valiosos aliados moldados pelas decisões e ações dos jogadores.
Os Peões exibem uma habilidade notável de aprender com os encontros, absorvendo conhecimento sobre fraquezas de inimigos e estratégias úteis. Este mecanismo de aprendizagem aumenta significativamente sua eficácia, tornando-os mais adeptos em navegar pelos desafios do jogo ao lado de seus companheiros humanos.
Outro aspecto mais único do sistema de Peões é a capacidade de compartilhar seu Peão principal online com outros jogadores. O sistema introduz uma camada de interação comunitária dentro da experiência single-player do jogo. Os jogadores participam de um intercâmbio mútuo de Peões, beneficiando-se da sabedoria coletiva e experiências da comunidade, aumentando a profundidade e rejogabilidade do jogo. Este intercâmbio exclusivo não apenas fortalece a comunidade conectada, mas enriquece a experiência e utilidade de cada Peão, trazendo de volta novos insights e tesouros de longe.
Dragon’s Dogma 2 revitaliza o combate com uma gama expansiva de Vocações, cada uma trazendo um estilo distinto para o combate. Esta diversidade permite uma tapeçaria de experiências de jogo ricas, desde a força e a rugosidade dos combatentes corpo-a-corpo até as estratégias esculpidas dos magos e arqueiros. A dedicação do jogo ao combate variado e dinâmico garante que cada embate se sinta impactante, com peso tangível nas pancadas corpo-a-corpo, tensão nos arcos esticados e surto de poder nas magias.
A sequência aprofunda a complexidade estratégica do combate com seu celebrado sistema Vocação. Os jogadores são incentivados a especializar seus personagens e Peões acompanhantes em papéis que melhor se adaptem ao seu estilo de jogo, com cada classe oferecendo um conjunto distinto de habilidades. Esse sistema não apenas convida personalização e progresso, mas também experimentação, como os jogadores podem adaptar sua abordagem ao combate com base nos desafios que enfrentam.
A ênfase no combate estratégico e exploração com jogabilidade estratégica convida os jogadores a se engajarem profundamente com os seus arredores e as criaturas que os habitam. Escolhas em vocação e estilo de combate influenciam significativamente a jogabilidade, exigindo criatividade e adaptabilidade. Esse enfoque é viciante e segura o jogador no mundo.
As batalhas contra as criaturas colossais do jogo permanecem como um destaque, ecoando os encontros emocionantes do jogo original. A habilidade de escalar e mirar estrategicamente em tais monstros adiciona um elemento de espetáculo e estratégia ao combate. Esse mecanismo, juntamente com o motor físico avançado do jogo, permite interações ambientais que podem mudar o rumo da batalha, desde o uso do terreno a seu favor até armadilhas astutas.
O sistema de combate integra elementos táticos em tempo real, exigindo reflexos rápidos para esquivar, bloquear e contra-atacar, ao mesmo tempo em que permite o comando de Peões na batalha. Lançamento de feitiços e ataques combinados oferecem opções visuais impressionantes e estrategicamente significativas para lidar com os adversários.
Peões podem executar ataques coordenados, fornecer cruciais buffs ou cura e adaptar dinamicamente suas estratégias com base nas ações do jogador e nos adversários enfrentados. Esta interação contra o pano de fundo de encontros de combate variados encapsula a essência da profundidade estratégica e do espírito de aventura do jogo.
A utilização do RE Engine da Capcom indica um salto para a realidade visual e física sem precedentes em jogos. Este motor avançado não apenas renderiza gráficos de alta fidelidade impressionantes, mas também estabelece uma base para um mundo onde cada detalhe, desde o susurro das folhas até o desmoronamento de ruínas antigas, contribui para uma experiência imersiva. A dedicação em criar um jogo visualmente impressionante é evidente, pois os jogadores são tratados a uma espetacularidade de luz, sombra e textura que dá vida às vastas paisagens e elaborados designs de personagens.
Além da espetacularidade visual, o sistema físico imersivo revoluciona a interação com o ambiente. Esse sistema garante um playground dinâmico onde cada elemento responde realisticamente às ações do jogador. O ambiente desempenha um papel crucial na narrativa e jogabilidade, tornando a exploração e o combate mais engajantes.
Alguns jogadores enfrentaram problemas de desempenho, especialmente em cidades maiores, onde quedas ocasionais de quadros podem ocorrer. Esses problemas geralmente são mais proeminentes em PC e geralmente são gerenciáveis com ajustes de configuração gráfica. As seções de mundo aberto e combate funcionam de forma moderadamente suave, com taxas de quadros consistentes fora dessas áreas específicas urbanas.
Outro problema é que o jogo inclui 21 microtransações para itens que podem influenciar a jogabilidade, gerando debates sobre sua necessidade e impacto em um jogo completo. Esses itens geralmente são alternativas para incômodos naturais causados pela filosofia de design do jogo, como a falta de transporte rápido e assim por diante, portanto, é natural que alguns jogadores questionem se essas escolhas no jogo foram feitas para atrair microtransações, embora essas opções sempre tenham sido disponíveis em jogos da Capcom. No final – o design do jogo é bom, e não há necessidade obrigatória de fazer essas compras, então acaba sendo um elemento amargo em um jogo realmente incrível e viciante.
A Capcom formalmente abordou críticas de desempenho e microtransação, enfatizando que muitos itens microtransacionáveis são opcionais e obtidos através do jogo. Os esforços estão em andamento para resolver problemas de desempenho.
PROS:
- Jogabilidade recompensante e viciante;
- Sistema de peões;
- Sistema de vocações;
- Liberdade dada ao jogador;
- Gráficos;
- Construção de mundo;
- Ambientação;
- Variedade de atividades.
CONS:
- Character design modesto;
- Questões de performance;
- Micro-transações.
PLATAFORMAS:
- PC;
- PlayStation 4/5 (Chave gentilmente cedida pela Capcom);
- Xbox Series X/S.
NOTAS:
Jogabilidade: | Qualidade dos controles | 9 |
Design (Dificuldade, Level, Criatividade) | 10 | |
História: | Enredo | 8 |
Narrativa | 9 | |
Arte: | Gráficos | 9 |
Direção artística | 8 | |
Audio: | Efeitos Sonoros | 9 |
Trilha Sonora | 8 | |
Port | Estabilidade | 7 |
Otimização | 8 | |
NOTA FINAL: | 8.5 |
Dragon’s Dogma 2 é um feito monumental que enriquece o gênero RPG. Ele habilmente une narrativa cativante com um mundo vasto e detalhado, combate inovador e a profundidade estratégica dos sistemas Vocação e Peões, criando uma jornada viciante que é vasta e profundamente pessoal. Apesar de enfrentar algumas questões de desempenho e a inclusão de microtransações, os esforços da Capcom para abordar essas preocupações mostram um compromisso com a melhoria da experiência do jogador. Este jogo honra o legado de seu predecessor, mas estabelece um novo padrão para jogabilidade imersiva e dinâmica, oferecendo uma jornada viciante que é expansiva e profundamente pessoal.