Terra Nil – Lindo, Charmoso e Cativante!
Terra Nil traz um planeta devastado pela poluição onde o jogador tem a missão de trazer a vida e biodiversidade novamente a sua superfície, e para isso conta com um estilo quase único de construção e estratégia onde ele deve usar seus recursos da melhor forma possível e cumprir os objetivos de cada região, e possivelmente alguns objetivos adicionais.
A mecânica básica do jogo é similar aos City Builders convencionais, onde o jogador chegar com recursos limitados e deve expandir para adquirir mais recursos e manter o ciclo crescimento e estabilidade. Mas em Terra Nil nosso crescimento não vem da expansão urbana ou industrial, mas na recuperação da biodiversidade da região em que nos encontramos, o que faz cada ação e cada erro ser mais relevante. Entretanto cada dificuldade pode mudar drasticamente isso, onde podemos ir de jogo relaxante e casual de trazer vida e beleza ao mundo sem grande preocupações, até o nível de cada ação ser a diferença de sucesso e fracasso da missão de terraformação.
Independente da dificuldade escolhida o jogo funciona da mesma forma, onde o jogador deve cumprir as missões e prosseguir para um menu intermediário onde ele pode escolher entre ir para uma nova região ou jogar novamente uma região. Isso esta relacionado a rejogabilidade de Terra Nil, que nesse quesito se comporta como um Rogue Like, e cada vez que se entra em uma fase ela será diferente devido criação de mundo procedural, possibilitando a criação de novos cenários, e permitindo descobrir e liberar novas coisas durante terraformação.
Essas descobertas são o principal fator que pode adicionar muitas novas horas de jogo para aqueles que gostam de desbravar e tentar novas formas, pois parte do desenvolvimento do jogo demanda a criação e interação de elementos distintos que vão gerar um resultado especifico, e cada um desses resultados pode criar novos biomas e trazer novos animais para povoar a região. Cada uma dessas descobertas fica registrada em um livro especial que pode ser acessado no jogo com descrições e artes.
Mesmo pessoas que nunca jogaram o gênero administrativo e city Builder podem ter uma boa experiência em Terra Nil, pois ele conta com um tutorial adequado que facilita o entendimento do jogo ou explicar suas mecânicas simples, mas ele pode ser frustrante no inicio para jogadores que não estão habituados, pois o tutorial tambem espera que o jogador cometa erros e reinicie a fase, infelizmente sem deixar claro isso.
A trilha sonora do jogo tambem pode demonstrar um estranhamento para alguns jogadores, uma vez que ela acompanha a recuperação da biodiversidade, iniciando em silencio com a terra deserta, e gradativamente ganhando qualidade e instrumentos conforme a vida se torna abundante. Essa ideia é algo interessante, mas já foi observado que alguns jogadores não apreciam muito essa interação de trilha sonora com gameplay.
Para os complecionista esse é um jogo passível de ser platinado, o que pode variar entre 15 horas para aqueles que começarem o jogo com guia e sabendo o que fazer, até 1 semana para aqueles mais habituados ao gênero sem suporte externo. E para aqueles que apenas desejam aproveitar o jogo pode manter as 15 a 30 horas de gameplay e diversão.
Mas Terra Nil ainda tem alguns problemas menores, como é perceptível que o jogo foi planejado para computador, e ao fazer a portabilidade para console e controle eles apenas tornaram o cursor do jogo invisível e manipulável pelo analógico, o que pode ser sentido na precisão de alguns movimentos, mas isso não cria um grande problema pro jogo, apenas é algo que limita a velocidade de movimento desse cursor.
Outro problema é o preço que o jogo chega ao Brasil, onde a empresa não fez uma precificação localizada e apenas usa os conversores de cada plataforma pra trazer o preço local, o que faz o jogo ter um custo acima da media pro gênero, e dificultando para o publico o acesso a ele, fazendo assim o jogo ficar restrito ao seu nicho. Mas apesar de tudo o jogo trouxe parcialmente uma tradução para o português, onde o jogo em si conta com nosso idioma, mas partes do menu ainda estão em inglês, podendo dificultar na parte de escolha de dificuldade.
PROS:
- Cumpre o papel relaxante e desafiador;
- Narrativa interessante;
- Facilidade de parada e continuação para controle de tempo.
CONS:
- Tradução incompleta;
- Falta de precisão na movimentação de cursor para console;
- Trilha sonora de progressão.
PLATAFORMAS:
- Nintendo Switch (Plataforma analisada, chave gentilmente cedida por Devolver);
- PC – Steam.
NOTAS:
Jogabilidade: | Qualidade dos controles | 7 |
| Design (Dificuldade, Level, Criatividade) | 10 |
História: | Enredo | 10 |
| Narrativa | 8 |
Arte: | Gráficos | 8 |
| Direção artística | 9 |
Audio: | Efeitos Sonoros | 7 |
| Trilha Sonora | 8 |
| Estabilidade | 4 |
| Otimização | 9 |
NOTA FINAL: | | 8.0 |