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Moons of Darsalon – Uma viagem de escolta ao mundo das luas

Ah, como eu amo os jogos que nos transportam para a infância! Moons of Darsalon fez exatamente isso comigo. Assim que comecei a jogar, fui levado de volta ao tempo em que passava horas no Mega Drive enfrentando desafios em Flicky e explorando os mundos peculiares de Oddworld. Aquele misto de nostalgia e descoberta me deixou com um sorriso no rosto, ansioso para desvendar o que esse jogo tinha a oferecer.

Moons of Darsalon não é apenas um passeio nostálgico. Ele pega um tipo de missão frequentemente detestada por jogadores – as missões de escolta – e a transforma na espinha dorsal de sua jogabilidade. E, surpreendentemente, faz isso de forma divertida e estratégica, sem cair na armadilha da frustração.

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Proposta Inusitada e Gameplay Interessante

Enquanto muitos jogos fazem de missões de escolta um pesadelo, Moons of Darsalon constrói todo o seu gameplay em torno dessa ideia, mas de maneira inovadora e cativante. Aqui, você não está apenas escoltando; você está gerenciando recursos, antecipando perigos e garantindo a sobrevivência de seus camaradas.

O jogo te dá ferramentas para lidar com os desafios e manter seus aliados vivos. A lanterna, por exemplo, é essencial para guiá-los no escuro. Mas há um twist estratégico: se você apagar a lanterna ou apontar para longe deles, eles param de seguir instantaneamente, o que pode salvar vidas em momentos de perigo iminente. Essa dinâmica traz uma camada tática que eleva a experiência, já que comandos de voz muitas vezes podem não salvar seus companheiros de um perigo mais imediato.

Moons of Darsalon equilibra a simplicidade de sua proposta com desafios crescentes e recompensadores, garantindo que cada jogador se sinta engajado enquanto explora suas fases criativas e bem elaboradas e sempre mantendo o humor incrível do jogo.

Moons of Darsalon Oferece Ação e Estratégia em Cada Fase

Em algumas fases, você terá acesso a armas para enfrentar ameaças alienígenas que atacam seus aliados. Isso adiciona momentos de tensão e recompensa, exigindo reflexos rápidos e precisão. Cada decisão pesa, pois a munição pode ser limitada, mas os aliens podem spawnar de estruturas nas fases, até você a destruir.

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Cada fase possui seus desafios próprios, como passar dela em um tempo limite, escoltar todos os companheiros até o fim dela ao mesmo tempo ou passar da fase sem sofrer dano algum.

Além disso, as fases também têm um desafio de completar todos os desafios da fase ao mesmo tempo, perfeito para quem gosta de desafios perfeccionistas.

Jogo Feito para Controle

Minha experiência começou no teclado e mouse, pois tenho esse costume. Mas o próprio jogo alerta: ele foi pensado para controle. No início, ignorei o aviso, até me deparar com uma fase de plataformas praticamente impossível de superar sem o controle: o prompt de botão não era lido no mouse, mesmo que eu acertasse tudo que pedia.

Troquei para o controle e, como mágica, consegui avançar. A fluidez da jogabilidade com controle é notável, especialmente ao comandar aliados, atirar e saltar.

Claro, isso não impediu que eu continuasse culpando o controle por quedas catastróficas – mas, sejamos honestos, o erro era meu. A transição para o controle tornou tudo mais dinâmico e intuitivo, mostrando que o aviso do jogo não era à toa.

O design da jogabilidade claramente priorizou o conforto e a precisão ao utilizar um controle, permitindo que o jogador se concentre totalmente na ação e na estratégia necessárias para superar os desafios. Enquanto para comandar seus aliados no teclado e mouse é necessário dois botões, no controle é necessário somente usar as setas.

Arte por AI vs Arte Autoral

Um ponto polêmico em Moons of Darsalon é a escolha de substituir as artes autorais por criações feitas por inteligência artificial. A arte original tinha um charme único, com pixel art impecável que complementava perfeitamente o estilo do jogo. Embora seja possível alternar entre os dois estilos nas configurações, a decisão de usar a arte por AI como padrão deixou a experiência inicial menos impactante.

Tirando esse fator, o gráfico do jogo é incrível. Ele usa pixel art de baixa resolução para dar um charme próprio ao jogo, enquanto te permite até mesmo simular o filtro de TVs antigas para dar um ar mais retrô ainda no game.

O design de áudio também merece destaque. A trilha sonora, acompanhada de efeitos sonoros que remetem aos jogos clássicos, cria uma atmosfera nostálgica irresistível. Cada som contribui para a imersão, desde o barulho das armas até os efeitos de interação com os aliados e inimigos.

Moons of Darsalon: humor e seriedade na medida

Além da jogabilidade estratégica e do visual cativante, Moons of Darsalon apresenta um humor leve e bem dosado que adiciona um charme especial ao jogo. Os personagens têm reações cômicas, e o design dos alienígenas e aliados cria momentos de descontração mesmo em meio a situações tensas.

Outro diferencial é a atenção aos detalhes nas fases. O level design é cuidadosamente construído para desafiar o jogador a pensar de forma criativa e estratégica. Muitas vezes é necessário destruir parte da fase para seguir, algo que o jogo evita avisar ou segurar sua mão, te fazendo explorar bastante as possibilidades.

Moons of Darsalon não é apenas um jogo; é uma experiência que combina nostalgia com inovação, oferecendo algo novo mesmo para os jogadores mais experientes.

PROS:

  • Estilo artístico original único (quando ativado) e pixel art impecável;
  • Jogabilidade desafiadora e recompensadora;
  • Humor na medida certa;
  • Trilha sonora e efeitos sonoros que enriquecem o jogo.

CONS:

  • Aliados às vezes não respondem como esperado, gerando frustração;
  • Arte por AI como padrão é desanimadora, considerando a qualidade da original;
  • Percebi alguns bugs ao jogar via mouse e teclado;
  • Obrigatoriedade de controle no PC para uma experiência ideal.

PLATAFORMAS:

  • Nintendo Switch;
  • PlayStation;
  • PC (plataforma analisada, chave gentilmente cedida por Dr. Kucho! Games).

NOTAS:

Jogabilidade:Qualidade dos controles5
Design (Dificuldade, Level, Criatividade)7
História:Enredo5
Narrativa5
Arte:Gráficos8
Direção artística(não por AI)8
Audio:Efeitos Sonoros7
Trilha Sonora8
PortEstabilidade10
Otimização10
NOTA FINAL:7.3