Batman Arkham Asylum — Uma revolução nos jogos de super herói
Esqueçam esses jogos de super-heróis que são feitos às pressas, para pegar carona no sucesso do filme que está em cartaz na mesma época do lançamento do jogo.
Logo no início do game estamos conduzindo o arqui-inimigo do Batman, o Coringa, ao asilo Arkham (hospital psiquiátrico presente nas histórias em quadrinhos do Batman, onde estão os mais perigosos vilões e bandidos de Gotham City). Batman está desconfiado de algo, comentando com o comissário Gordon que dessa vez foi fácil demais capturar o Coringa. O Coringa consegue com a ajuda de seus capangas e de sua namorada Arlequina capturar o diretor do arkham, Quincy Sharp, e o comissário Gordon.
Com isso inicia-se o jogo na pele do Homem Morcego preso com seus maiores inimigos e outros bandidos no asilo Arkham tendo que salvar os reféns das mãos do Coringa e seus capangas.
A essência do verdadeiro Batman
Finalmente podemos decifrar enigmas e jogar com uma versão do Batman mais parecida com o detetive das HQs, o primeiro jogo em que temos que investigar cenários, buscar pistas e desvendar mistérios na pele do homem morcego.
Mesmo sendo o Batman você ainda é só um cara vestido de morcego, a dificuldade do jogo é mediana, uma vez que você pega o jeito dos comandos você não terá dificuldades, mas cuidado, isso não significa que você pode sair atacando os capangas armados do coringa de peito aberto.
Desfrute do seu cinto de utilidades, um ótimo sistema de combos, dublagem excelente, use o cenário ao seu favor escondendo-se na escuridão.
Extras e muitos easter eggs
Além da história principal, também pode-se encontrar os enigmas do Charada e também pode-se caçar pelo cenário as escrituras do Asylum Arkham, que revela sobre a criação do manicômio.
Plataforma ou Ação/Aventura 3D?
Esse jogo também foi excepcional em mesclar ação e aventura em 3D com momentos 2.5D em alguns momentos em que se enfrenta o espantalho.
Prós:
- Finalmente um jogo que não é só de ação do Batman, aqui também deve-se bancar o detetive;
- Mark Hamill como Coringa, ao nível de Heath Ledger;
- Cenários interativos e propensos a serem usados estrategicamente;
- Gráficos excepcionais;
- História excepcional e autêntica, independente de outras mídias;
- Espantalho;
- Enigmas do Charada e outros colecionáveis;
- Modo de desafio.
Cons:
- Batalhas contra bosses extremamente repetitivas;
- Física de combate irreal; o Batman “se estica” pra realizar golpes.
Plataformas:
- PS3/PS4;
- 360/X1;
- PC/Mac (plataforma analisada);
- Ouya.
Nota: 7/10
Esse jogo acabou com o estigma de jogos de heróis feito de qualquer jeito, revolucionou a indústria inspirando jogos como Spider Man de 2019 em suas mecânicas.