Análises,  Destaque,  Games,  Nintendo,  Playstation

Shadow Dancer: The Secret of Shinobi

Shadow Dancer: The Secret Shinobi foi desenvolvido e distribuído pela Sega lançado exclusivamente para o saudoso Mega Drive. O jogo é uma adaptação para consoles do Shadow Dancer, publicado originalmente para os Arcades. Apesar de ser o segundo título da série Shinobi, não se trata de uma sequência do jogo anterior. 

A história se passa em 1997, quando a cidade de Nova Iorque foi atacada por um clã ninja conhecido como Union Lizard. Os integrantes dessa organização são comandados por um lagarto gigante demoníaco que deseja dominar o mundo. Este indivíduo destruiu toda a cidade e fez de seus moradores como escravos. 

O único que pode interromper seu plano maligno é um guerreiro ninja e seu fiel companheiro canino, Yamato. Eles precisam correr contra o tempo para resgatar todos os prisioneiros e salvar o mundo do terrível lagarto gigante. 

Existe até os dias de hoje dúvidas quanto a verdadeira identidade do guerreiro ninja. Segundo a versão japonesa, o ninja seria o filho de Joe Musashi, protagonista do jogo anterior. Na edição americana, o personagem principal seria o próprio Joe Musashi, que acabou saindo da aposentadoria para salvar o mundo novamente. 

A jogabilidade segue o padrão dos jogos plataforma da época. O jogador só pode levar dano uma vez e os inimigos aparecem de forma bem furtiva para complicar sua vida. As fases eram lineares e em alguns momentos era possível escolher o caminho para chegar até o final do estágio. Para avançar nas fases era necessário resgatar todos prisioneiros e a cada resgate era concedido shurikens mais fortes ao jogador. 

A cada intervalo entre os níveis tinha uma fase bônus onde o jogador tem que acertar seus oponentes em queda livre, se acertasse todos os adversários o protagonista recebe três vidas extras. O personagem pode jogar shurikens para atingir seus inimigos de longe e nos combates físicos utilizar sua katana. Além disso, o jogador pode utilizar o Yamato para atacar seus oponentes. O escudeiro canino é capaz de morder seus alvos, deixando-os vulneráveis para que o ninja guerreiro possa atacá-los. 

Outra habilidade bastante eficaz do protagonista são seus especiais. A cada fase o ninja ganha diferentes tipos de especiais que são bem eficazes nas batalhas com os chefes. 

Prós:

  • A trilha sonora do jogo é fantástica. Ela capaz de empolgar os jogadores durante a jogatina. Destaque para a música tema da fase da estátua da liberdade;
  • A jornada do ninja guerreiro e seu companheiro canino é bem desafiador proporcionando momentos marcantes durante os duelos com os chefões do jogo;
  • Os cenários são bem variados. Cada fase se passa em um local diferente da cidade de Nova Iorque. Além disso, são bem desenvolvidos e apresentam muitos segredos em cada estágio do jogo. 

Cons:

  • A dificuldade pode frustrar bastante os jogadores de primeira viagem.

NOTA: 7.5/10

Plataformas: 

  • Mega Drive
  • PS2/PS3/PS4
  • PSP
  • Wii/Switch (este segundo foi a plataforma analisada)
  • PC

Apesar de ser desconhecido para a grande maioria ele proporciona muita diversão. A trilha sonora contagiante e os desafios oferecidos em cada estágio garantem boas horas de jogatina. 

Sempre pensando através das paredes da caixa, youtuber desde 2012, hoje foca em escrita, livestreams e editor frequente no site, falando principalmente sobre animes, jogos e livros.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *