Destaque,  Games

20 anos de Dreamcast — Uma homenagem para o gigante que quase foi

O icônico console da Sega completou duas décadas de existência. Apesar de sua curta existência marcou bastante gente. Durante seu período em atividade produziu títulos memoráveis e introduziu conceitos que viraram padrão no atual mercado de consoles. Venha conhecer um pouco mais sobre o saudoso Dreamcast.

O Dreamcast acompanhando seu bizarro controle.

A Sega passava por uma grave crise desde o lançamento do Sega Saturn. Devido a erros no seu planejamento e sua concepção, o console acabou perdendo espaço para seus concorrentes daquela geração e perdeu o posto que tinha alcançado nos tempos áureos de Mega Drive. Para corrigir essa situação e dar a volta por cima, os executivos da Sega resolveram interromper o ciclo do Saturn e anunciaram o Dreamcast, o console capaz de recuperar seus momentos de glória.

Ao olhar para o console, pode-se notar que muitos problemas do seu antecessor foram corrigidos. O Dreamcast tinha um sistema operacional mais intuitivo que facilitou a programação de jogos e seu processamento gráfico era um dos mais avançados da época. Outro recurso promissor era os serviços online. Um dos principais elementos do console era a possibilidade de acessar a internet e jogar online em rede com os amigos. A Sega aproveitou esses acertos para dar a largada na sexta geração de consoles. Apesar da boa expectativa, ela não durou por muito tempo.

O grande título do ouriço para o console.

O lançamento do console foi acompanhado com vários títulos de peso. Logo no primeiro ano do console veio o aguardadíssimo Sonic Adventure, que introduziu o ouriço azul as mecânicas tridimensionais e impressionou os jogadores com suas fases velozes acompanhada de uma trilha sonora marcante. Logo no ano seguinte veio um dos títulos mais promissores da Sega nos últimos anos, Shenmue.

Esse jogo desenvolvido pelo lendário Yu Suzuki conta a história de Ryu Hakuzi que busca vingar a morte de seu pai e recuperar o amuleto sagrado da família. O jogo impressionava pela beleza gráfica e a liberdade que dava ao jogador interagir com o mundo a sua volta. Mesmo com esses dois títulos de peso, a situação continuava difícil para a Sega, apesar de ter emplacado títulos de sucesso como Jet Set Radio, Virtua Fighter 3, Soul Calibur e Space Channel 5, a Sega não estava conseguindo fechar as contas. Os gastos de publicidade junto com o número de vendas insuficiente para cobrir o dinheiro investido no console colocou a Sega numa situação desesperadora.

No começo do terceiro ano do console, a Sega decidiu encerrar a produção do Dreamcast e passar a desenvolver títulos para os consoles adversários daquela geração. Foi um final desolador para os fãs da empresa que
acompanhava desde os tempos de Mega Drive. Para não desapontá-los, mesmo com a produção encerrada do console, a Sega continuou a dar suporte ao aparelho e lançou mais títulos de peso para prolongar sua vida útil.

Até os dias de hoje existe muita discussão a respeito sobre as decisões feitas pela Sega neste período. O console em si era muito avançado para sua época e os títulos que o acompanhou enriquecia ainda mais o produto, o que fez muita gente questionar sua curta duração. A grande maioria afirma que a grande responsável e a Sega em si, por conta de suas decisões frustradas desde o final do ciclo do Mega Drive. Os prejuízos acumulados com o
fracasso do 32X, aparelho que implementou gráficos 3D no Mega, e o desenvolvimento confuso do Saturn culminou numa situação difícil de ser contornada a curto prazo. Mesmo com números positivos no lançamento do Dreamcast estava quase inviável cobrir o rombo naquele momento.

Nessa comemoração de 20 anos permite refletir sobre seu legado. Em seu curto período de existência trouxe jogos memoráveis que tiveram bastante influência nas gerações seguintes. Ao usar o Shenmue como exemplo, ele introduziu as mecânicas que serviriam de base para os jogos tridimensionais de mundo aberto. Além disso inaugurou tecnologias que
são amplamente utilizadas nos dias atuais. A ousadia na época de anunciar serviços online e jogatina online em tempo real serviu de referência para a constituição da psn e da live na geração seguinte.

Esses exemplos demonstram a influência deste console e seu legado para o mundo dos jogos. Agora aguardar a Sega anunciar pacotes remasterizados desses consagrados títulos de Dreamcast para a geração atual.

Vídeo do nosso querido DreamcastGuy demonstrando sua paixão pelo console.

Sempre pensando através das paredes da caixa, youtuber desde 2012, hoje foca em escrita, livestreams e editor frequente no site, falando principalmente sobre animes, jogos e livros.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *