Análises,  Destaque,  Games,  Indie,  Nintendo,  PC,  Playstation,  Xbox

Vasilis – Jornada em uma sociedade caótica

Vasilis é um jogo indie de aventura desenvolvido pelo estúdio Ucraniano Marginal Act e distribuído pela Sometimes You. Foi lançado em 15 de abril de 2019, para Microsoft Windows e  Mac Os. Neste ano, no dia 26 de fevereiro, estreou sua versão nas plataformas Playstation 4, Xbox One e Nintendo Switch.

A história narra os dramas da protagonista Vasilis em encontrar o seu marido Peter. Seu cônjuge desapareceu no dia que começou uma série de rebeliões na cidade. Vasilis passa a procurar por pistas diante de um cenário caótico para alimentar suas esperanças em reencontrar seu esposo.

Vasilis caminhando em uma das principais via da cidade.

A trama é inspirada nas rebeliões que ocorreram na Ucrânia contra a decisão do primeiro-ministro Viktor Yanukovych de suspender a entrada do país a União Europeia, em 2013. O episódio dessa rebelião que mais influenciou os desenvolvedores foi o cerco a Kharkov, quando as tropas ucranianas cercaram a prefeitura da cidade ocupada por manifestantes pró-rússia.

A jogabilidade é bem simples e objetiva. O jogador passa a maior parte andando de um lado para outro coletando itens que serão vitais para alcançar os objetivos da protagonista. O cenário não é muito grande, mas tem a disponibilidade de um mapa caso haja necessidade. A interação com os NPCs está centrada nos indivíduos que solicitam missões a protagonista e em alguns casos é possível interagir com cidadãos que não tem participação direta na trama.

O jogo possui uma bela direção de arte. Todo o ambiente é desenhado a mão e os traços são macabros e perturbadores, o que contribui na formação de uma atmosfera desconfortável ao jogador. O clima transmitido ao jogador expõe as consequências que o conflito armado traz a psique humana.

O bar é um dos lugares mais frequentados do jogo.

A trilha sonora do jogo não é muito presente. Grande parte da trajetória é marcada pelo som de passos e de rabisco quando aparece a caixa de diálogo. Melodias mais elaboradas são encontradas em situações com alta carga emocional. No geral, a trilha atende a proposta em proporcionar uma atmosfera desconfortável ao jogador.

O jogo possui um problema gravíssimo que é um bug presente no último ato do jogo. Simplesmente não habilita a missão crucial para sua conclusão. Fui forçado a apagar meus dados de jogo e recomeçar novamente. Uma dica para evitar esse tipo de situação é jogar tudo de uma vez. A campanha dura cerca de uma hora, o que deixa viável essa empreitada.

PROS:

  • Enredo bem elaborado e cheio de mistérios;
  • Trilha sonora perturbadora;
  • Direção de arte bem executada.

CONS:

  • Bug que prejudica o progresso no jogo.

NOTA: 8/10

PLATAFORMAS:

  • Playstation 4;
  • Xbox One;
  • Nintendo Switch (plataforma analisada, chave concedida pela Sometimes You);
  • PC/Mac.

Sua atmosfera única transmite uma experiência mais crível do que muitos títulos com grande orçamento e crunch. A Marginal Act deu um exemplo de como se fazer obras-primas sem arriscar a vida de seus funcionários.

Sempre pensando através das paredes da caixa, youtuber desde 2012, hoje foca em escrita, livestreams e editor frequente no site, falando principalmente sobre animes, jogos e livros.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *