Análises,  Destaque,  Games,  Indie,  Nintendo,  PC,  Playstation,  Xbox

Asterix & Obelix:slap them all! – Monotonix

Asterix & Obelix:slap them all! é um jogo briga de rua desenvolvido por Mr.Nutz Studio e distribuído pela Microids. O jogo foi lançado no dia 2 de dezembro para as plataformas Playstation 4/5, Xbox One, Xbox Series S/X, e Nintendo Switch. A estreia do jogo no PC foi adiado para o dia 7 de Dezembro, por conta da necessidade de otimizar o desempenho nesta plataforma.

A trama do jogo reúne diferentes enredos das histórias em quadrinhos do Asterix. A diferença que cada história foi conectada por eventos exclusivos apresentados exclusivamente por esse jogo que introduz uma aventura inédita do personagem no final do jogo. As jornadas do Asterix e Obelix que foram adaptadas ao jogo são: Asterix e Cleópatra(1965), Asterix na Britânia(1966), Asterix e os Normandos(1967), Asterix na Espanha(1969) e Asterix na Córsega (1973). A respeito da adaptação feita dessas aventuras clássicas, os desenvolvedores conseguiram captar os eventos principais de cada história e manter o senso de humor característico da franquia.

Fase do barco foi recorrente durante a campanha.

A jogabilidade segue o esquema clássico dos jogos de briga de rua, onde os personagens percorrem corredores cheios de inimigos. O principal aspecto positivo é a diferença na jogabilidade do Asterix e do Obelix. O Asterix é um personagem ágil com vários combos aéreos, enquanto o Obelix é mais lento e venerável, mas ele possui ataques mais fortes e de maior impacto que o Asterix. O jogo pode ser jogado tanto cooperativamente quanto solo, mesmo jogando sozinho pode alterar os personagens no meio da partida e quando a barra de energia de um personagem o jogo é finalizado obrigando o jogador refazer toda a fase.

Ao contrário dos jogos deste gênero, o nível de dificuldade é muito baixo. Não existe uma diferenciação nos ataques dos inimigos e eles atacam em bando facilitando fazer nocautes consecutivos neles. Junto a essa questão é a repetição excessiva dos cenários e dos inimigos. O jogo já é longo para os padrões deste gênero levando cerca de 4h a 5h horas para finalizar a campanha. Grande parte dela são frequentados os mesmos cenários com inimigos todos repetitivos. Mesmo com animações e desenhos bem feitos que faz parecer que está lendo um gibi do Asterix, essas circunstâncias apresentadas prejudicam bastante a experiência.

Obelix possui um conjunto de golpes de impacto.

Ao terminar a campanha, o jogo libera o “Modo Livre”. Esta modalidade mescla os tradicionais formatos arcade onde se pode escolher livremente as fases da campanha onde o jogador possui apenas uma ficha para completar e a modalidade “Disputa de Pontuação” que traz um incentivo a mais para o jogador jogar novamente essas fases para melhorar sua pontuação. Essas seleções são interessantes e ajudam a passar um pouco mais de tempo no jogo, mas no fundo ficou a sensação de ter espaço para adicionar modalidade mais longevos ao jogo ou até mesmo extras como digitalização das histórias em quadrinhos que inspiraram o enredo da campanha.

Asterix & Obelix: slap them all! tinha bastante potencial por trazer uma das melhores representações desses icônicos personagens nos video games. A direção de arte é belíssima e a jogabilidade trouxe uma boa diferenciação na lista de golpes do Asterix e Obelix, entretanto a repetição desnecessária das fases e inimigos deixou a jornada cansativa deixando um sentimento de decepção com a experiência em geral.

PROS:

  • Adaptação das histórias clássicas do Asterix
  • Direção de arte e animações
  • Jogabilidade do Asterix e Obelix

CONS:

  • Repetição das fases e inimigos
  • Falta de conteúdo longevo ao terminar a campanha
  • Nível de dificuldade baixo

NOTA: 6/10

PLATAFORMAS:

  • Playstation 4/5
  • Xbox One
  • Xbox Series S/X
  • Nintendo Switch (Plataforma analisada, chave concedida por MICROIDS)
  • Microsoft Windows

Asterix & Obelix: slap them all! tinha bastante potencial por trazer uma das melhores representações desses icônicos personagens nos video games. A direção de arte é belíssima e a jogabilidade trouxe uma boa diferenciação na lista de golpes do Asterix e Obelix, entretanto a repetição desnecessária das fases e inimigos deixou a jornada cansativa deixando um sentimento de decepção com a experiência em geral.

Sempre pensando através das paredes da caixa, youtuber desde 2012, hoje foca em escrita, livestreams e editor frequente no site, falando principalmente sobre animes, jogos e livros.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *