Análises,  Destaque,  Games,  PC,  Playstation,  Xbox

Serious Sam 4 – Gostinho que nunca enjoa

Serious Sam 4 é um jogo de tiro em primeira pessoa desenvolvido pela Croteam e distribuído por Devolver Digital. O jogo foi lançado para PC e Stadia no dia 24 de setembro de 2020. Neste ano foram introduzidas as versões do jogo para a nova geração de consoles como o Playstation 5 e o Xbox Series X/S. Ainda existe a previsão de disponibilizar edições para o Playstation 4 e Xbox One.

O enredo do Serious Sam nunca foi o forte da franquia. Todos os jogos da série principal adotaram aquela fórmula básica de conflito entre humanos e alienígenas. Os fatores que fazem atrair o interesse do jogador é a personalidade do Serious Sam que tem uma postura canastrão típica dos filmes de ação da década de 90. A tendência dessas individualidades convergem para uma repetitividade de sua argumentação central, mas no caso do Serious Sam não chega a apontar para esta direção por conta do seu impressionante repertório de piadas ácidas que ajuda manter o jogador entretido durante as cenas cinematográficas da campanha. Além disso, o Sam está bem acompanhado por personagens de suporte que pegam bem o gancho das piadas que o protagonista coloca na discussão.

Nesta edição deram mais atenção para as interações entre o Sam e os outros personagens de suporte.

A jogabilidade continua do mesmo jeito pautada na ação desenfreada com hordas de inimigos rodeando o Serious Sam, A grande novidade foram a adição de novas armas e inimigos. No começo pareceu preocupante por aparentar que inimigos clássicos da franquia como o kamikaze e o Esqueleto Kleer, mas eles apareceram nos momentos mais inesperados. Durante as fases foram introduzidas missões secundárias onde o Sam tem a opção de buscar itens valiosos como Hologramas e armas raras em locais alternativos com alta carga de dificuldade. A única modernização presente neste jogo é a árvore de habilidades que permite gastar os pontos de habilidade adquiridos ao longo do jogo para ensinar novas técnicas ao Sam.

Fora a campanha, o jogo apresenta poucas modalidades extras de jogo. Existe a possibilidade de jogar cooperativamente a campanha com outros jogadores na rede e o modo “Sobrevivência” que está presente em todos os jogos da série. A grande novidade que este jogo apresenta é a possibilidade de adicionar até 10 mil inimigos na tela simultaneamente e até adicionaram uma opção de jogo que possibilita experimentar uma batalha contra multidões de alienígenas.

Sam batalhando contra os temíveis Kamikazes que são os oponentes mais desafiadores da série.

Quanto a parte técnica teve uma melhoria considerável comparado ao último jogo. Os visuais estão mais detalhados as expressões faciais dos personagens são articuladas naturalmente. Em alguns casos durante uma cena cinematográfica e quando aparecia muitos elementos na tela o jogo chegava a travar levemente, mas nada que chegasse prejudicar a jogabilidade. O maior problema apresentado neste título foi o sistema responsável por salvar o progresso do jogo automaticamente. Ele registra em momentos aleatórios forçando recomeçar a partida no meio de uma horda de inimigos sem condições de reagir, o que obriga voltar do início da fase para poder avançar novamente no jogo.

Serious Sam 4 é um jogo divertido que manteve seu formato clássico de jogo com alterações pontuais que não comprometem a experiência habitual da franquia. Mesmo apresentando uma jogabilidade divertida, as modos adicionais não garantem uma extensão da jogatina quando finalizar a campanha principal. Apesar disso, o jogo pode ser uma boa ferramenta para o passar o tempo como uma aventura cooperativa.

PROS:

  • Jogabilidade divertida
  • Inimigos icônicos
  • Personagens cômicos
  • Variedade de ferramentas de combate
  • Visuais melhorados

CONS:

  • Poucas modos alternativos de jogatina
  • Sistema que salva o progresso do jogo defeituoso

NOTA: 8/10

PLATAFORMAS:

  • Microsoft Windows
  • Stadia
  • Playstation 5
  • Xbox Series X/S (Plataforma analisada e chave concedida pela Devolver Digital)

Serious Sam 4 é um jogo divertido que manteve seu formato clássico de jogo com alterações pontuais que não comprometem a experiência habitual da franquia. Mesmo apresentando uma jogabilidade divertida, as modos adicionais não garantem uma extensão da jogatina quando finalizar a campanha principal. Apesar disso, o jogo pode ser uma boa ferramenta para o passar o tempo como uma aventura cooperativa.

Sempre pensando através das paredes da caixa, youtuber desde 2012, hoje foca em escrita, livestreams e editor frequente no site, falando principalmente sobre animes, jogos e livros.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *