Análises,  Anime,  Destaque,  Games,  Japão,  Mangá,  Nintendo,  PC,  Playstation,  Xbox

Naruto X Boruto Ultimate Ninja Storm Connections e a eternamente memorável história de Konoha

A chegada de NARUTO X BORUTO Ultimate Ninja STORM CONNECTIONS ao universo dos jogos baseados em animes marca um momento considerável para os fãs da série. Disponível em plataformas como o Nintendo Switch, este jogo vai além de ser uma mera compilação dos jogos anteriores, oferecendo uma experiência nova e refinada.

 A experiência de jogar Naruto Connections no Nintendo Switch é, em sua maior parte, impressionante. A fluidez do jogo é notável, com transições suaves que imergem o jogador na ação. Por outro lado, o serrilhado ocasional nas imagens pode ser uma distração menor para os jogadores mais atentos aos detalhes gráficos. Apesar dessa pequena falha, a capacidade de jogar este título em um console portátil compensa, oferecendo a liberdade de jogar em qualquer lugar, uma vantagem considerável para os fãs da série.

O jogo brilha na variedade e profundidade de seu elenco de personagens. Com mais de 130 personagens à disposição, a gama de escolhas é a maior até hoje. Esta seleção não apenas honra os personagens icônicos da série, mas também permite uma vasta gama de combinações estratégicas e estilos de luta. A inclusão de personagens desbloqueáveis, como Hinata na versão do filme “The Last,” adiciona um elemento de recompensa e desafio, incentivando os jogadores a se aprofundarem no jogo.

A mecânica de combate é um dos maiores triunfos de Naruto Connections. O jogo devolve o padrão para jogos de luta em arena baseados em animes (que tem caído em queda livre desde o Naruto Ultimate Ninja Storm 4), oferecendo controles intuitivos e estratégias de combate complexas, dignas de um novo jogo da série. A capacidade de alternar entre três personagens durante uma luta adiciona uma camada de estratégia, permitindo táticas profundas e variadas. Porém, a ausência do mecanismo de “Instant Awakening”, presente em jogos anteriores, é sentida. Esse recurso adicionava uma camada extra de estratégia e dinamismo às lutas, permitindo aos jogadores ativar habilidades especiais sob certas condições. Sua remoção limita as opções táticas disponíveis durante os combates.

O jogo encapsula efetivamente a extensa narrativa de Naruto, apresentando tanto os elementos clássicos quanto os novos desenvolvimentos da saga de Boruto. A inclusão de uma história original no modo Special Story é uma adição bem-vinda, oferecendo uma nova perspectiva sobre os personagens e eventos. No entanto, levanta-se a questão da relevância de continuar expandindo jogos que não avançam além da narrativa principal. A falta de algumas batalhas icônicas no modo história é uma escolha questionável. Esses confrontos são essenciais na saga Naruto e sua ausência deixa lacunas na experiência do enredo, especialmente para aqueles que esperavam reviver esses momentos marcantes no jogo.

Outro ponto que o título deixou a desejar foi falta de uma componente de exploração em mundo semi-aberto. Jogos anteriores da série permitiam aos jogadores vagar por ambientes icônicos, adicionando profundidade e imersão considerando o contexto de lançamento da época. Esta ausência resulta em uma experiência mais linear e restrita, focando-se quase exclusivamente em combates e cutscenes, o que infelizmente é perceptível em outros jogos do mesmo estilo.

PROS:

  • Jogabilidade refinada e intuitiva
  • Grande seleção de mais de 130 personagens
  • Modo de história especial com narrativa original
  • Melhorias nas mecânicas de combate
  • Novos personagens e formas

CONS:

  • Equilibrado, porém serrilhado no Nintendo Switch
  • Ausência de exploração
  • Narrativa que não avança além da série de anime
  • Falta do recurso “Instant Awakening”
  • Ausência de algumas batalhas icônicas no modo história

PLATAFORMAS:

  • Nintendo Switch (Plataforma analisada, chave gentilmente cedida por Bandai Namco)
  • PlayStation
  • PC – Steam
  • Xbox

NOTAS:

Jogabilidade:Qualidade dos controles9
Design (Dificuldade, Level, Criatividade)9
História:Enredo7
Narrativa7
Arte:Gráficos8
Direção artística9
Audio:Efeitos Sonoros8
Trilha Sonora7
PortEstabilidade8
Otimização7
NOTA FINAL:79

Naruto Connections é uma adição essencial para qualquer fã da série Naruto ou entusiasta de jogos de luta em arena. O jogo supera suas limitações técnicas, como os gráficos serrilhados no Nintendo Switch, com uma jogabilidade robusta, um elenco vasto e diversificado de personagens e uma representação fiel do universo Naruto. Apesar de ausências importantes no que deixaria o jogo como um pacote mais completo, digo facilmente que Naruto Connections é uma experiência rica, desafiadora e gratificante, adequada tanto para fãs de longa data que estavam sentindo falta do Arena Brawler na geração atual quanto para novos jogadores.

Engenheiro de Software, Game Dev e Criador de Conteúdo.