Análises,  Destaque,  Games,  Indie,  PC

Wizordum – Viagem ao Passado com Estilo.

Inspirado em clássicos como Hexen, Heretic, Doom, e outros jogos da época, a Emberheart Games apresenta Wizordum. Umjogo com a proposta de resgatar a essência dos antigos FPS, onde você pode carregar todas as armas no bolso e competir pelo high score com os seus amigos.

Acesso Antecipado

O jogo entra em acesso antecipado agora no final de novembro, com planos para o lançamento completo em 2024. Com isso em mente, é importante ressaltar que muitos dos aspectos mencionados podem acabar sofrendo alterações ou melhorias ao longo do desenvolvimento.

Durante a jogatina da cópia de review, o jogo foi atualizado constantemente. Muitos dos bugs encontrados foram corrigidos (como inimigos imortais)

Bonito e sem exagero

Wizordum é um jogo belíssimo. Ele consegue capturar a essência dos jogos antigos de forma moderna, sem sobrecarregar o visual com faíscas e sombras para tudo que é lado. As armas apresentam visuais distintos e fornecem um bom feedback. A shotgun e o cajado de gelo acabaram sendo as armas que mais se destacaram pelo simples fato do quão satisfatório é explodir um goblin com a shotgun ou congelar vários inimigos e explodir todos de uma vez.

Nunca vou me cansar disso!

Level Design e Labirintos

O jogo vem com uma abordagem de grandes níveis e diversos caminhos bloqueados. Para progredir, é necessário explorar o mapa em busca de chaves ou desativar barreiras acionando alavancas. Com múltiplos andares, segredos e caminhos, é fácil se perder e revisitar locais que você já explorou. Felizmente, o jogo conta com um indicador no minimapa para evitar que você se perca constantemente, tornando a experiência bem menos frustrante e mantendo um bom equilíbrio entre progressão e a busca pela última alavanca para abrir uma porta do outro lado do mapa.

Os segredos são legais de se procurar também!

Gameplay e Dificuldade de Wizordum

Em Wizordum, cada inimigo exige uma abordagem única, e a combinação de inimigos te obriga a considerar suas armas a cada combate, pois qualquer erro pode resultar em morte já que é fácil se prender em uma parede e ficar sem saída.

Embora o jogo inclua a opção de quicksave e quickload, atualmente o quickload demora um pouco mais do que deveria, espero que com o tempo isso seja melhorado.

Então… Wizordum vale a pena?

Definitivamente, se você vem procurando um bom fps retro com grandes mapas com diversos segredos e mantendo o estilo antigo dos anos 90 Wizordum se mostra uma ótima escolha. Com os desenvolvedores dedicados a melhorar o game com a comunidade, Wizordum mostra muito potencial nesse early acess com direito a boss fight e com o robusto editor de níveis Wizordum tem um grande potencial pela frente.

PROS:

  • Ótimos gráficos e direção artística;
  • Bom level design e dificuldade;
  • Robusto editor de níveis.

CONS:

  • O jogo ainda possui bugs com inimigos dentro da parede;
  • Alguns mapas acabam sendo grandes até demais onde é fácil se perder.

PLATAFORMAS:

NOTAS:

Jogabilidade:Qualidade dos controles9
Design (Dificuldade, Level, Criatividade)8
História:Enredo5
Narrativa5
Arte:Gráficos10
Direção artística10
Audio:Efeitos Sonoros8
Trilha Sonora8
Estabilidade6
Otimização6
NOTA FINAL:8.5