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Slave Zero X – Cortes, Combos e Destruição no melhor estilo retrô

Slave Zero X, desenvolvido pela Poppy Works e publicado pela Ziggurat Interactive, está disponível para Nintendo Switch, PlayStation 4 e 5, Microsoft Windows, Xbox One, Series S e X. Lançado oficialmente em 21 de fevereiro de 2024, o jogo serve como prequel do título de 1999, Slave Zero. Este Hack and Slash 2D combina elementos de jogos de luta, com combos e pontuação baseada na habilidade e estilo do jogador no combate. Com gráficos e músicas retrô, remetendo à era do PlayStation 1, a trama gira em torno do protagonista Shou e seu BioMecha X, lutando para derrubar o tirano SovKhan e seus subordinados, as Calamidades. Em um futuro distópico e tecnológico, o jogo promete uma experiência intensa com combos estilosos e hordas de inimigos.

Slave Zero X, como todo hack and slash, oferece controles simples, mas uma vasta variedade de opções para os jogadores. Eles têm acesso a dois botões de ataque com a espada – um fraco e outro forte – e um botão para usar itens. Os golpes disponíveis são variações dos direcionais dos controles, aplicáveis tanto no chão quanto no ar. Além disso, os jogadores podem amplificar um golpe pesado ao pressionar rapidamente o botão de ataque fraco seguido pelo botão de ataque forte, utilizando uma barra do medidor de EX.

Há também a explosão (burst), uma habilidade versátil que pode ser usada tanto de forma ofensiva quanto defensiva. Ofensivamente, é ativada durante um golpe, enchendo a barra de EX ao máximo. Já defensivamente, ela interrompe combos inimigos. Para reutilizá-la, é necessário realizar golpes até que o ícone brilhe novamente. Outra habilidade crucial é o Fatal Sync, um modo que só pode ser ativado com a barra de EX completa. Durante esse modo, o personagem é cercado por um círculo brilhante e todos os golpes EX não consomem energia, porém, a barra de EX diminui gradualmente. Nesse estado, o medidor de explosão é carregado mais rapidamente, permitindo ao jogador permanecer no modo Fatal Sync de maneira infinita. Basta usar uma explosão ofensiva após ativar o Fatal Sync e realizar combos para encher a barra de explosão. Quando a barra de EX estiver vazia, basta ativar outra explosão ofensiva para continuar esse ciclo.

O sistema de combos do jogo incentiva os jogadores a lançarem os inimigos no ar e a mantê-los presos em uma sequência de ataques. Todos os golpes podem ser interrompidos por meio do uso de itens, uma explosão, a ativação do Fatal Sync ou ao utilizar o dash ou a corrida. Essa flexibilidade oferece aos jogadores uma variedade de opções para explorar sua criatividade na criação de combos estilosos e eficazes, além de ser extremamente divertido.

Adicionalmente, o sistema de pontuação é muito semelhante ao jogo Devil May Cry, baseando-se em critérios como dano causado, combo máximo, tempo de combate e mortes, resultando em classificações que variam de rank D ao rank S. Essa estrutura de pontuação é um dos principais fatores de rejogabilidade de Slave Zero X, já que desafia os jogadores a buscar a perfeição em suas habilidades de combate para alcançar um rank máximo.

Sobre as hordas de inimigos, é um desafio significativo lidar com múltiplos inimigos, especialmente aqueles que têm habilidades de agarrar. Isso pode resultar em um ciclo de ataques implacável que só pode ser interrompido com uma explosão, tornando-se particularmente frustrante quando não há recursos disponíveis para tal. Nessas situações, o jogador fica preso em combos infinitos, onde sua única opção é esperar pela inevitável derrota. Além disso, nas partes finais do jogo, isso tende acontecer várias vezes.

Um aspecto que limita a rejogabilidade é a ausência de progressão significativa de habilidades e golpes. Os jogadores ficam restritos aos mesmos combos, com poucas opções de variação. Geralmente, a otimização se resume a aumentar o dano e ajustar a estratégia conforme os desafios encontrados. Os upgrades disponíveis se concentram principalmente em melhorar a vida e energia do personagem, a recarga das explosões e os itens utilizáveis. Assim, a principal progressão do jogo se dá através da curva de aprendizado dos golpes, sem oferecer uma variedade substancial de novas habilidades ou técnicas para os jogadores explorarem.

Ademais, após o tutorial no início do jogo, o jogador é deixado para descobrir todas as variações e golpes EX por conta própria, porque não existe uma command list em nenhum lugar.  Isso significa que você precisará entrar no modo practice e descobrir todas  combinações de ataques EX e como pode usá-las em combos. Esse modo practice também faltam informações, já que mostra apenas os comandos executados, os dados de hitbox, mas não mostra o dano.

A atmosfera do jogo é habilmente construída enquanto Shou e X atravessam diversos cenários da MegaCidade S1-9, incluindo metrôs, subúrbios e templos. A vida sombria e violenta sob o regime opressivo de SovKhan é vividamente retratada, especialmente quando os jogadores testemunham policiais agredindo e roubando civis logo no início do jogo. A fusão entre o ambiente 3D retro e os personagens 2D é executada de forma brilhante, evocando um estilo nostálgico que remete aos jogos da década de 90. As sprites, tanto para Shou quanto para os inimigos, são meticulosamente elaboradas.

Há uma ampla diversidade de inimigos, cada um com seu próprio estilo de ataque distintivo, seja utilizando tiros à distância, golpes corpo a corpo ou agarrões. As variações de cor nesses inimigos sinalizam o aumento da dificuldade, indicando não apenas maior resistência e dano, mas também a introdução de novas opções ofensivas. A trilha sonora complementa perfeitamente a ambientação, com seu estilo eletrônico incentivando os jogadores a adotarem uma abordagem acelerada e empolgante, condizente com o sistema de combos do jogo.

A loja do jogo é um pouco limitada, possui apenas melhorias na vida do jogador, recarga da barra de energia, recarga da explosão e melhoria e recarga dos itens arremessáveis, os itens vão ficando cada vez mais caros e a progressão do preço é meio exagerada, onde mais que duplica o valor a cada vez. Os cosméticos vendidos são roupas para Shou e filtros para a imagem, todas elas são fixas em 5000 pontos(Um valor alto) e não tem previsão de como fica, desse modo, o jogador não é incentivado a comprar eles já que o preço é alto e influência na compra das melhorias. É interessante verificar que o vendedor é um velho conhecido dos amantes do jogo do The Legend of Zelda do CD-i.

No início do jogo, ocorreram três crashes que fecharam o jogo. Após isso não houve mais esse problema. No entanto, em cenas com muitas alterações e animações no cenário 3D, acontecem algumas quedas na taxa de quadros do jogo. Apesar disso, a experiência geral permaneceu estável.

Apesar de alguns desafios, como a restrição da loja do jogo, a ausência de uma lista de comandos e ocorrências pontuais de crashes e quedas na taxa de quadros, a experiência geral de jogo permanece agradável, destacando Slave Zero X como uma boa adição ao gênero de hack and slash 2D. Combinando elementos clássicos e inovadores, este título oferece aos jogadores uma experiência empolgante e dinâmica, repleta de combos estilosos que aumentam a cada confronto.

PROS:

  • Gameplay divertido, dinâmico e viciante com mecânicas de combos de jogos de luta
  • Gráficos retros bem construídos e sprites com boas animações
  • Boa ambientação e trilha sonora

CONS:

  • Falta de upgrades de habilidades
  • Combos injustos com muitos inimigos
  • Crashs e quedas de FPS
  • Não ter uma command list

PLATAFORMAS:

  • PlayStation 5 (Plataforma analisada, chaves gentilmente cedidas por Ziggurat Interactive);
  • PC;
  • Nintendo Switch;
  • Xbox.

NOTAS:

Jogabilidade:Qualidade dos controles10
Design (Dificuldade, Level, Criatividade)8
História:Enredo7
Narrativa8
Arte:Gráficos8
Direção artística9
Audio:Efeitos Sonoros8
Trilha Sonora8
PortEstabilidade7
Otimização7
NOTA FINAL:8.0

Slave Zero X é uma excelente opção para os amantes de hack and Slash 2D e de jogos de luta. O jogo combina habilmente os dois estilos com controles simples e uma vasta gama de opções de combos. A fusão entre o ambiente 3D retro e os personagens 2D é executada muito bem, contribuindo para uma experiência imersiva e visualmente atraente em conjunto com a música retrô, que traz um elemento nostálgico aos amantes desse estilo.