Análises,  Destaque,  Games,  Indie,  PC

Snufkin, Melody of Moominvalley – Uma aventura linda e relaxante.

Snufkin, Melody of Moominvalley é um jogo encantador que promete uma experiência relaxante, e vai trazer alegria para todos que dedicarem algum tempo a ele. Com uma trilha sonora arrebatadora e uma arte bela, a Hyper Games conseguiu desenvolver e trazer uma imersão completa pro jogador, que vai realmente se sentir em Moominvalley, e ter assim uma experiência inesquecível ao jogar essa obra memorável.

O jogo traz o herói Snufkin que, ao voltar pra Moominvalley na primavera, se depara com coisas estranhas acontecendo na região. As investigações dessas mudanças acontecem enquanto ele explora os campos belos e ajuda várias figuras, tudo com a fantástica trilha sonora do jogo que traz um ótimo tom a experiência.

Mas além dessa história principal, o jogo conta com diversos outros pequenos eventos pra trazer mais vida a experiência, como a oportunidade de ajudar outros moradores da região, ou explorar o mapa em busca de cenários que valem a pena ser apreciados, ou cantinhos relaxantes pra apenas olhar pro céu por alguns momentos.

O jogo vem com uma jogabilidade simples, o que faz o jogo ser acessível para qualquer jogador, e apesar de ser melhor apreciado em um controle, o jogo ainda conta com uma jogabilidade boa com teclado e mouse. E essa não é a única implementação de acessibilidade, pois o jogo também vem com vários idiomas, incluindo português BR, fonte disléxica, controle para que os balões de dialogo persistam por mais tempo, e controle de saturação de cores para ajudar pessoas com problemas visuais.

E pra garantir a imersão, a tradução em português foi feita de forma que o texto é de fácil entendimento e não causa nenhum estranhamento, mostrando uma dedicação a comunidade brasileira. O controle de áudios também é bem distribuído, permitindo ao usuário regular devidamente música e sons pra ter a melhor experiência possível, o que é importante já que o jogo é extremamente baseado em sua trilha sonora e interações musicais.

Os principais desafios do jogo vão ocorrer em torno de exploração do cenário para procurar por personagem e itens, e algumas missões de furtividade que podem ser desafiadoras, mas nenhuma com muito grau de dificuldade. O jogo não pune os erros de forma significativa, apenas transforma eles em incidentes felizes que garantem uma nova oportunidade de tentar, o que faz as experiências mais frustrantes não serem sentidas, e torna um jogo para que todos possam aproveitar.

Para os complecionistas, esse é um jogo facilmente platinável, e não apenas fácil, mas tambem satisfatório, pois cada segundo tentando faze-lo vai ser agradável. Sendo possível inclusive fazer isso em apenas uma Run de até 6 horas de jogo.

O jogo só conta com uma versão de historia, o que não trará nada novo caso todas as missões sejam feitas. Ele tambem não conta com nenhum modo de múltiplos jogadores, pois seu foco é apenas na historia simples e concisa de Snufkin nessa nova primavera, uma historia infantil que em vez de ser lida ou contada, é jogada.

PROS:

  • Jogo divertido;
  • Uma gameplay rápida e casual;
  • Extremamente acessível;
  • Historia pra toda a família.

CONS:

  • Não tem rejogabilidade;
  • Melhor aproveitado com controle.

PLATAFORMAS:

PC – Steam (Plataforma analisada, chave gentilmente cedida por Raw Fury).

NOTAS:

Jogabilidade:Qualidade dos controles8
Design (Dificuldade, Level, Criatividade)8
História:Enredo10
Narrativa10
Arte:Gráficos9
Direção artística10
Audio:Efeitos Sonoros10
Trilha Sonora10
Port:Estabilidade10
Otimização10
NOTA FINAL:9.5