Chip Wits preview: onde usar um bot para a ganhar é intencional ao invés de trapaça.
Em 1984, Chip Wits era não só um dos primeiros jogos disponíveis para um Macintosh, também foi um dos primeiros a criar um gênero hoje conhecido por “Puzzles de Design”. Quem estiver confuso pode simplesmente dar uma olhada rápida no catálogo da desenvolvedora Zachtronics para saber do que se trata. Também são conhecidos como “jogos de programação”.
Agora, um dos co-criadores do jogo original junto com um novo time procuram fazer um reboot para plataformas modernas. A nova versão contará com todas as missões do jogo original, e uma vasta gama de conteúdo novo, expandindo as possibilidades do jogo.
Para quem não conhece o original, ou o gênero de quebra-cabeças por design, Chip Wits funciona assim: Você parte de um robô colocado em uma tela quadriculada, como a de um RPG tático tipo Disgaea ou FF Tactics. Cada tela tem um objetivo, como coletar itens, destruir obstruções, chegar em um determinado ponto ou outros. O jogador só pode fazer isso através de uma limitada lista de comandos que o robô seguirá a risca.
São comandos tipo “ande uma casa para frente” ou “vire 45o para direita”. Temos “pegar o items” ou “usar canhão de choque” dependendo do que precisamos. E é claro, como o verdadeiro pilar desse gênero, instruções condicionais como “se X objeto estiver visível” que abre uma bifurcação de ações.
Depois que a lista está pronta, falta só executar as instruções e torcer para que funcione. E, de forma bem similar a programação convencional, nunca vai funcionar de primeira. É um jogo de estratégia onde a única influência que o jogador pode exercer é antes da tela começar de fato.
Um demo público estará disponível na plataforma de PC Steam na quinta-feira que vem, dia 26 de setembro de 2024. O demo conta com um aperitivo do que o jogo vai oferecer, começando com 6 missões do modo história onde 5 são tutoriais simples e 1 demonstra o que esperar da campanha completa. 5 puzzles contidos em um ambiente próprio, são missões menos dinâmicas e com mais restrições, geralmente com apenas uma resposta certa, uma dinâmica diferente da campanha. E 2 telas do jogo original, Greedville e ChipWit Caves.
Para fãs da Zachtronics que procuram novas alternativas para seus quebra-cabeças peculiares, ou para fãs de jogos mais técnicos e focados em estratégia, Chip Wits pode ser exatamente o que procura. Um gênero um tanto quanto de nicho, mas bem servido pelo que se aparenta.
Chip Wits ainda não tem previsão de lançamento, por enquanto só estará disponível para PC. Um demo estará aberto para todos dia 26 de setembro e o jogo também fará parte do evento Steam NextFEST no dia 14 de Outubro.