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Metaphor: ReFantazio é O Pico Da Ficção

Metaphor: ReFantazio é a mais nova investida da Atlus no gênero JRPG, marcando uma mudança significativa em relação aos cenários urbanos modernos da série Persona para um mundo de fantasia épica ricamente realizado. Renomada por sua capacidade de combinar narrativas complexas com sistemas de gameplay envolventes, Metaphor traz seu estilo característico a um reino de intrigas políticas, temas sombrios e ambição heroica.

Ambientado no reino fragmentado de Euchronia, o jogo desafia os jogadores a navegar por um cenário político tumultuado, moldado por temas como xenofobia, desigualdade e a luta pelo poder. A narrativa se desenrola à medida que o protagonista ascende à proeminência, enfrentando desafios de crescimento pessoal e a tarefa monumental de unir uma terra dividida. É uma história que captura os jogadores com sua maturidade, complexidade e atenção aos detalhes, definindo um tom mais sombrio do que os títulos anteriores da Atlus.

Embora Metaphor aproveite algumas mecânicas queridas de Persona e Shin Megami Tensei, como gestão de tempo e combates em turnos, ele estabelece sua própria identidade com confiança. O jogo apresenta sistemas inovadores, como os Archetypes, que adicionam novas camadas de personalização e estratégia, enquanto mantém o equilíbrio entre exploração, interação social e combate que os fãs da Atlus adoram.

Visualmente, o jogo adota uma estética mais sombria que complementa o cenário de high-fantasy. Ambientes ricamente detalhados, iluminação dinâmica e um toque artístico que lembra contos de fadas criam um mundo que é tanto encantador quanto ameaçador. Esse tom distinto e estilo visual diferenciam Metaphor de seus antecessores, consolidando-o como uma adição única ao portfólio da Atlus.

Um Conto Macabro

A história de Metaphor: ReFantazio transporta os jogadores para o rico e detalhado reino de Euchronia, um mundo imerso em turbulências políticas e desafios sociais. Como protagonista, os jogadores são lançados em uma narrativa de altos riscos, encarregados de navegar por um reino fragmentado à beira do caos. A Atlus entrega uma trama madura e envolvente, entrelaçando temas como xenofobia, desigualdade e a implacável busca pelo poder em uma história profundamente pessoal de crescimento e liderança.

Euchronia é um mundo dividido, e suas complexidades são refletidas nas relações que os jogadores formam ao longo do jogo. A ascensão do protagonista à proeminência não é apenas uma questão de força pessoal, mas também de construir alianças e compreender as diversas lutas daqueles ao seu redor. Personagens secundários, de membros da equipe a NPCs, desempenham papéis significativos e possuem histórias que enriquecem a narrativa principal. Essas interações nuançadas adicionam peso aos desafios políticos e sociais que o protagonista enfrenta, criando uma conexão entre o jogador e o mundo.

O tom da história diferencia Metaphor de seus antecessores. Enquanto títulos anteriores da Atlus, como Persona, equilibravam momentos leves com temas sérios, Metaphor abraça completamente seu lado sombrio. Cenas que retratam violência, como derramamento de sangue e decapitações, enfatizam as duras realidades da jornada do protagonista. Essa abordagem madura aprofunda a imersão do jogador, tornando cada vitória mais significativa e cada perda mais impactante.

No entanto, uma ausência notável em relação a Persona é a exclusão de opções de romance. Essa decisão foi divisiva entre os jogadores, já que muitos sentem que limita a profundidade das relações pessoais que poderiam ser exploradas no jogo. Outros RPGs de fantasia lançados este ano, como Unicorn Overlord, incorporaram com sucesso sistemas de romance e até casamento em configurações igualmente ambiciosas, tornando a ausência desses elementos em Metaphor uma oportunidade perdida. Incluir essas funcionalidades teria enriquecido a narrativa e permitido uma gama mais diversificada de conexões emocionais entre os personagens.

Tematicamente, Metaphor enfatiza a união e o crescimento, tanto pessoal quanto societal. O uso de Esperanto nos diálogos e na trilha sonora do jogo reforça sutilmente essa mensagem, refletindo uma esperança subjacente de harmonia em um mundo fragmentado. Essa escolha não apenas adiciona originalidade, mas também complementa os temas gerais, criando uma experiência coesa.

O Maquinário do Herói

No centro de Metaphor está uma experiência de gameplay intrincada e recompensadora que combina mecânicas tradicionais de JRPG com novos sistemas inovadores. O equilíbrio do jogo entre exploração, combate e interação social é uma de suas maiores forças, garantindo que os jogadores permaneçam engajados durante toda a jornada.

O sistema de Arquétipos é um dos recursos mais destacados do jogo, introduzindo uma abordagem dinâmica para a progressão dos personagens. Cada personagem pode adotar diferentes Arquétipos, que funcionam como classes, variando de papéis tradicionais como Mago e Cavaleiro a opções mais únicas, como Comerciante (Merchant) e Trapaceiro (Faker). O diferencial está na capacidade de herdar habilidades entre os Arquétipos, permitindo aos jogadores criar builds altamente personalizadas para suas estratégias.

A progressão dentro de um Arquétipo não está limitada ao combate; ela também está vinculada ao vínculo do jogador com o personagem associado. Isso incentiva interações significativas e aprofunda a conexão entre o jogador e os membros da equipe. O sistema oferece uma mistura satisfatória de flexibilidade e estrutura, garantindo que os jogadores tenham espaço para experimentar sem se tornarem excessivamente poderosos.

O sistema de combate é uma evolução das renomadas mecânicas “Press Turn” da Atlus, misturando estratégia baseada em turnos com elementos dinâmicos. Explorar as fraquezas dos inimigos permite aos jogadores ganhar ações adicionais, mas decisões ruins — como atacar inimigos com resistências — podem trazer consequências devastadoras. Essa abordagem mantém as batalhas envolventes e estratégicas, com riscos mais altos do que em títulos anteriores da Atlus.

O modo de batalha rápida agiliza a exploração de dungeons, permitindo que os jogadores derrotem inimigos mais fracos instantaneamente ou os atordoem para obter uma vantagem. No entanto, embora esse recurso seja bem-vindo, ele parece um pouco subdesenvolvido. Sua implementação é funcional, mas carece de polimento. Parece projetado para atrair fãs de jogos de ação, mas poderia se beneficiar de mais refinamento para corresponder à qualidade do sistema de combate como um todo.

A interação social continua sendo um elemento-chave de Metaphor, embora adote um tom mais sério em comparação à série Persona. O sistema de “Seguidores” substitui os Social Links, focando nos laços formados com personagens importantes da história. Esses relacionamentos desbloqueiam benefícios poderosos, como novos Arquétipos e habilidades aprimoradas para batalhas, recompensando os jogadores por investirem em suas conexões.

A gestão de tempo também é um componente vital, com os jogadores escolhendo como gastar seus dias limitados. As atividades variam de exploração de dungeons ao aprimoramento das Virtudes Reais do protagonista — Coragem, Sabedoria, Tolerância, Eloquência e Imaginação. Esses atributos influenciam interações sociais e desbloqueiam novas oportunidades, adicionando profundidade ao gameplay.

Embora os sistemas de gameplay sejam, no geral, sólidos, alguns elementos convidam comparações com Persona de formas que podem parecer excessivamente familiares. A flexibilidade dos Arquétipos e o combate dinâmico diferenciam Metaphor, mas, para alguns jogadores, o jogo ainda pode parecer “Persona high-fantasy“, o que pode prejudicar sua identidade única.

Apesar de pequenas falhas, as mecânicas de gameplay de Metaphor: ReFantazio brilham como uma mistura de design clássico de JRPG e ideias ousadas. O resultado é um sistema que incentiva a criatividade, recompensa o pensamento estratégico e mantém os jogadores envolvidos em todos os aspectos do jogo.

Explorando Euchronia

A exploração oferece uma experiência diversificada e envolvente que imerge os jogadores no vasto e fantástico mundo de Euchronia. A Atlus criou um cenário intrincado e ricamente detalhado, repleto de áreas que exigem tanto estratégia quanto curiosidade dos jogadores. Seja navegando por dungeons perigosas, descobrindo segredos escondidos ou explorando o dinâmico overworld, o jogo garante que cada momento seja significativo.

As dungeons de Metaphor estão longe dos corredores lineares típicos de JRPGs mais antigos. Cada local apresenta desafios únicos, incluindo quebra-cabeças, sequências de perseguição e perigos ambientais, que mantêm o gameplay renovado e emocionante. Esses elementos incentivam os jogadores a pensarem criticamente sobre como abordar cada área, recompensando a exploração e a persistência. Os designs são distintos e imaginativos, oferecendo uma sensação de escala e deslumbramento que complementa a estética do jogo.

O overworld é repleto de oportunidades de descoberta e interação. A mobilidade aprimorada permite uma navegação mais suave em comparação com títulos anteriores da Atlus, tornando a exploração mais fluida e menos restritiva. Os jogadores podem usar habilidades atreladas aos seus Arquétipos para superar terrenos complicados ou obter vantagens em combate, adicionando camadas de interatividade ao ambiente.

No entanto, o overworld do jogo não é isento de falhas. As telas de carregamento frequentes entre áreas — ao entrar em uma loja, atravessar para outro distrito ou entrar em um prédio — podem interromper a imersão. Embora os tempos de carregamento sejam geralmente curtos, sua frequência se torna um problema notável, especialmente em cidades densamente povoadas. Essa abordagem fragmentada remete a filosofias de design mais antigas, lembrando títulos como Persona e Shin Megami Tensei, e pode parecer ultrapassada em comparação com os padrões modernos de mundos abertos.

A construção de mundo em Metaphor é outro ponto alto. De cidades movimentadas a ruínas desoladas, cada local conta uma história, com detalhes ambientais que refletem a história de Euchronia e suas tensões sociais. NPCs enriquecem a narrativa com conversas que revelam as lutas do povo comum, criando uma base mais concreta para a jornada do protagonista. A atenção aos detalhes no design das regiões de Euchronia cria um mundo que parece vivo e digno de ser explorado.

Visuais Alquimísticos

ReFantazio é um deleite visual, abraçando uma estética sombria de high-fantasy que o diferencia dos cenários vibrantes e modernos da série Persona da Atlus. O design visual reforça os temas maduros do jogo, com ambientes e personagens que equilibram o fantástico e o realismo. De cidades grandiosas a ruínas desoladas, a direção de arte do jogo imerge os jogadores em um mundo que parece vivo e ricamente detalhado.

A direção de arte se inspira fortemente em uma estética de contos de fadas, com detalhes intrincados e uso dramático de iluminação. As localizações variam de castelos imponentes e majestosos a florestas enevoadas e assustadoras, todas repletas de atmosfera. Os ambientes são belamente trabalhados, com atenção cuidadosa aos detalhes de texturas e designs arquitetônicos que evocam uma sensação de história e propósito. O mundo de Euchronia é quase um personagem por si só, contando sua própria história por meio de pistas visuais.

O design de personagens é outro destaque, misturando arquétipos de fantasia com o toque característico da Atlus. Tanto os membros da equipe quanto os NPCs possuem personalidades distintas que são transmitidas imediatamente por suas aparências. Os designs equilibram praticidade e extravagância, garantindo que os personagens se sintam à vontade no cenário de high-fantasy, ao mesmo tempo em que permanecem visualmente marcantes.

No entanto, a apresentação visual de Metaphor não está isenta de críticas. O jogo faz uso extensivo de filtros de cor que, embora adicionem humor e atmosfera, podem ocasionalmente parecer excessivos. Alguns jogadores podem sentir que esses filtros são usados para mascarar uma fidelidade gráfica um pouco datada. Felizmente, o design artístico subjacente é forte o suficiente para sustentar os visuais, garantindo que os filtros não comprometam muito a experiência geral.

As cutscenes e eventos no jogo se beneficiam de uma abordagem cinematográfica que enriquece a narrativa. Seja apresentando um momento tenso de intriga política ou um confronto dramático entre personagens, a apresentação visual é dinâmica e impactante. Essas sequências se integram perfeitamente ao estilo artístico geral do jogo, reforçando o peso da história.

A Trilha Sonora Mais Épica do Ano

A experiência sonora em Metaphor é um verdadeiro triunfo, oferecendo um pano de fundo envolvente para o cenário e os temas maduros do jogo. Da trilha sonora evocativa à dublagem excepcional, o design de áudio enriquece todos os aspectos da narrativa e da jogabilidade.

A trilha sonora atinge um equilíbrio perfeito entre o atmosférico e o dinâmico, adaptando-se perfeitamente ao tom de cada momento. Seja explorando uma dungeon tensa ou participando de conversas emocionantes, a música complementa o clima sem se sobrepor a ele. Um destaque especial é a inclusão de músicas em Esperanto, uma escolha única e inspirada que reforça os temas do jogo sobre unidade e luta compartilhada. O uso do Esperanto adiciona um senso de originalidade e coesão, enriquecendo sutilmente a história e a construção do mundo.

Embora a música seja inegavelmente impressionante, inevitavelmente enfrenta comparações com a série Persona da Atlus. Alguns podem achá-la menos instantaneamente icônica do que as faixas jazzísticas e animadas de Persona, mas a trilha sonora de Metaphor consegue estabelecer sua própria identidade. Seu foco em arranjos orquestrais e corais confere ao jogo uma grandiosidade condizente com seu cenário.

A dublagem em Metaphor é outro grande destaque, com elencos tanto em japonês quanto em inglês entregando performances excepcionais. A dublagem em inglês é particularmente notável por sua autenticidade, especialmente considerando que o jogo se inspira fortemente no folclore britânico e irlandês. Os sotaques e a interpretação parecem naturais, adicionando profundidade aos personagens e ao contexto cultural do jogo. Enquanto isso, a dublagem japonesa mantém a reputação da Atlus por performances emotivas e nuançadas, atendendo aos jogadores que preferem o idioma original.

Além da música e da dublagem, o design de som em si merece elogios. Desde o choque das espadas em combate até os sons ambientes de ruas movimentadas ou corredores de dungeons assustadoras, cada efeito sonoro é cuidadosamente elaborado. Esses detalhes contribuem para a imersão, garantindo que os jogadores se sintam totalmente conectados ao mundo de Euchronia.

No geral, o design de áudio em Metaphor: ReFantazio é uma aula de como complementar narrativa e jogabilidade. Com sua trilha sonora inspirada, dublagem impecável em ambos os idiomas e efeitos sonoros imersivos, o jogo define um alto padrão para o que o áudio em JRPGs pode alcançar. Não é apenas um banquete para os olhos, mas também uma sinfonia para os ouvidos.

Melhorias de Qualidade de Vida

Metaphor dá passos significativos para melhorar a experiência do jogador com recursos de Qualidade de Vida (QoL) bem planejados. Essas melhorias tornam o gameplay mais fluido, reduzem frustrações e oferecem aos jogadores maior liberdade para explorar e interagir com o mundo de Euchronia.

As dungeons foram projetadas com fluidez em mente, apresentando opções de batalha rápida que permitem aos jogadores derrotar inimigos mais fracos instantaneamente ou atordoá-los antes de iniciar o combate. Isso evita que o gameplay se torne repetitivo em áreas onde os encontros com inimigos poderiam desacelerar a progressão. Embora a implementação das batalhas rápidas pudesse ser mais refinada, a intenção de tornar a exploração mais ágil e menos tediosa é um passo na direção certa.

O jogo adota uma abordagem mais relaxada em relação às interações sociais, se comparado aos títulos anteriores da Atlus. Os jogadores não sentem mais a pressão de escolher as opções de diálogo “certas” para construir relacionamentos. Em vez disso, as decisões influenciam os traços de personalidade do protagonista (Virtudes Reais como Coragem, Sabedoria e Eloquência) sem impor consequências críticas. Essa liberdade permite que os jogadores interajam com os personagens de forma mais natural, melhorando a imersão.

Navegar pelo vasto mundo de Euchronia ficou mais fácil graças a um sistema de viagem rápida intuitivo. Os jogadores podem se mover rapidamente entre locais importantes, reduzindo o tempo ocioso e tornando a exploração mais agradável. Combinado com a mobilidade aprimorada no overworld, esses recursos garantem que os jogadores passem mais tempo envolvidos com o conteúdo do jogo e menos tempo refazendo caminhos.

Os jogadores focados em combate apreciarão a capacidade de gerenciar o grinding de forma mais eficiente. As mecânicas de batalha rápida, junto com indicadores coloridos para os inimigos, ajudam os jogadores a avaliar riscos e recompensas rapidamente. Isso garante que possam se concentrar nos aspectos estratégicos do combate sem atrasos desnecessários.

A adição de mecânicas de retentar (retry) e assistência no combate permite que os jogadores se recuperem mais facilmente de erros. Embora alguns possam argumentar que esses recursos diminuem a tensão, eles oferecem acessibilidade para jogadores menos experientes com os sistemas de combate notoriamente desafiadores da Atlus. Essas opções atendem a um público mais amplo sem comprometer a dificuldade geral do jogo.

É notável que, após completar os laços sociais e missões secundárias, a parte final do jogo pode parecer vazia. A falta de atividades significativas durante esses “dias vazios” afeta o senso de ritmo ao se aproximar do clímax. Esse problema de pacing, embora não seja algo que quebre o jogo, pode fazer com que os jogadores se sintam menos engajados durante momentos cruciais da história.

PROS:

  • Melhor jogo da Atlus até hoje.
  • Trilha sonora inacreditavelmente insana.
  • Combate de ação é uma ótima adição.
  • Lore incrivelmente rica.
  • Personagens envolventes.
  • Mundo extremamente bem detalhado e vivo.
  • Arte única remetendo a clássicas artes alquimísticas.

CONS:

  • Filtros de cor mascaram a baixa qualidade dos gráficos.
  • Combate de ação simplificado é simples demais.
  • Pacing acaba tirando envolvimento do jogador.
  • Remoção de opções de romance é absolutamente sem sentido.
  • Telas de carregamento exacerbadas.

PLATAFORMAS:

  • PC – Steam (Plataforma analisada, chave gentilmente cedida por SEGA);
  • PlayStation 5 (Plataforma analisada);
  • Xbox Series.

NOTAS:

Jogabilidade:Qualidade dos controles10
Design9
História:Enredo10
Narrativa10
Arte:Gráficos8
Direção artística10
Audio:Efeitos Sonoros10
Trilha Sonora10
PortEstabilidade10
Otimização8
NOTA FINAL:9.5

Conclusão

Metaphor: ReFantazio é um JRPG marcante que combina a narrativa característica da Atlus com mecânicas inovadoras. Situado no intrincado mundo de Euchronia, sua narrativa madura explora intrigas políticas e crescimento pessoal, apoiada por um sistema dinâmico de Arquétipos e combate refinado. Visuais impressionantes, uma trilha sonora poderosa e dublagem impecável enriquecem a experiência, enquanto as melhorias de Qualidade de Vida tornam o gameplay mais fluido. Apesar de pequenos problemas, como telas de carregamento frequentes e a ausência de mecânicas de romance, Metaphor é um triunfo, solidificando-se como um jogo indispensável para fãs da Atlus e RPGs de high-fantasy.

Análise feita em colaboração entre JooJ e Matheus N.

Engenheiro de Software, Game Dev e Criador de Conteúdo.