Análises,  Destaque,  Games,  Indie,  Nintendo,  PC,  Playstation,  Xbox

Hollow Knight – O indie de insetos que se tornou GIGANTE

Quando o Kickstarter se tornou assunto alguns anos atrás, muitos de nós jogadores ficamos animados. O Kickstarter era uma opção para desenvolvedores que quisessem lançar seus jogos sem se submeter às restrições de publishers, preservando suas visões autorais intactas. Porém, o que surgiu como um sopro de vida numa indústria infestada de relançamentos anuais (vocês sabem exatamente de que franquais estou falando hehe) rapidamente se tornou motivo de chacota por conta de fracassos e decepções como Might Number 9, Unsung Story, Night Trap e Red Ash (de novo Inafune?!). 

No entanto, mesmo com tantos fracassos, o Kickstarter nos proporcionou sucessos como Undertale, Shovel Knight, e o motivo desta review, do qual falarei agora: 

Eu costumo dizer que uma das principais vantagens narrativas que os jogos possuem quando comparados a outras mídias de entretenimento é sua capacidade de envolver o jogador através de suas decisões. Hoje em dia não é nenhuma novidade encontrar jogos que escondem sua história nos mínimos detalhes do mundo em que se passam, mas Hollow Knight se destaca por ter sua própria identidade. 

Um reino que já foi tido como o mais glorioso, destruído da noite para o dia, deixando para trás apenas seus antigos habitantes (em sua grande maioria enlouquecidos) e ruínas sombrias; um viajante sem memórias descobrindo segredos que causaram a queda dessa sociedade; uma maldição que pouco a pouco avança pela população, causando loucura entre os habitantes sãos que restaram. 

Essa história poderia perfeitamente ser o roteiro de um Dark Souls, porém seus personagens são (quase) todos insetos. Esse aspecto é muito bem aproveitado pelos desenvolvedores, seja utilizando espécies de insetos como ponto de partida para a personalidade de alguns personagens, ou como inspiração para as diversas áreas e povos nativos do reino. 

Ao explorar cada vez mais o reino de Hallownest, descobrimos pouco a pouco o motivo da queda de uma sociedade tão utópica. Hallownest foi construída em cima de segredos sombrios que vão desde deuses esquecidos até a identidade de seu rei, prosperando às custas do seu povo nativo. 

A Interface é não intrusiva, e auxilia o jogador a focar na ação.

Hollow Knight começa simples, você possui sua “Nail”, uma lâmina de alcance relativamente curto e a capacidade de utilizar pulos simples. Apesar da pequena quantidade de recursos iniciais, aos poucos o jogador é capaz de adquirir novas ferramentas e habilidades, broches que conferem efeitos e magias especiais como maior alcance da espada ou até regeneração. Ao utilizar as habilidades adquiridas e combinações de broches, é possível para cada jogador criar suas próprias combinações, que reflitam seu estilo de jogo. 

Mas as habilidades do personagem não são as únicas a se desenvolverem durante o jogo, o jogador lida com inimigos que possuem comportamentos e movesets gradativamente mais complexos. As abordagens para o combate são inúmeras: pode-se atacar um inimigo com grande alcance horizontal pulando por cima dele e utilizando cortes ainda no ar; utilizar a habilidade da Nail de “quicar” ou repelir projéteis para atacar inimigos; atacar ao mesmo tempo que os inimigos para causar um parry. As opções são inúmeras. 

Onde o combate do jogo verdadeiramente brilha é durante as lutas com seus diversos bosses, cada um se tornando mais desafiador que o anterior, padrões de movimento se tornam mais complexos, treinando o jogador para ser cada vez mais preciso. O jogo possui várias batalhas memoráveis, muitas das quais continuarão na memória do jogador muito tempo após terminar o jogo. Algumas das lutas mais memoráveis acontecem durante as DLCs (que são gratuitas!), que oferecem os bosses mais desafiadores do jogo, e até um desafio de sobrevivência contra todos eles! 

Em Bosses mais avançados, os padrões se tornam cada vez mais complexos.

Para os verdadeiros amantes de desafios, o jogo disponibiliza o modo Steel Soul, que apaga completamente o Save do jogador ao morrer, colocando tudo em jogo. 

Soa até estranho dizer que um jogo Indie tenha gráficos de tirar o fôlego, mas a visão artística dos desenvolvedores e a coerência com a qual desenvolveram o mundo de Hallownest não deixa dúvidas de todo o carinho que foi colocado no desenvolvimento. A cada nova parte do reino que explorei, pensei comigo mesmo “Ok, esse é a área mais bonita que eu já vi nesse jogo”, seja com a riqueza de detalhes da vegetação de Greenpath, na sensação de desolação das Howling Cliffs, ou até na triste decadência e chuva da City of Tears. Alguma área, em algum momento irá marcar o jogador, com suas vistas e trilhas sonoras tão agradáveis quanto tristes. 

E por falar em trilha sonora:

A qualidade da trilha sonora somada à arte impecável dos mapas contribui para a imersão, tornando a experiência do jogo ainda mais memorável. 

Imersivo, não?

Com sua continuação já anunciada (Hollow Knight – Silksong) e todas as DLCs inclusas de graça em todas as plataformas, esse é o melhor momento para mergulhar de cabeça na franquia. 

Pros:

  • Mecânicas de combate e movimentação são refinadas e proporcionam sensação de desafio e evolução ao longo do jogo; 
  • Visuais desenhados a mão proporcionam vistas de tirar o fôlego, muito acima do padrão para jogos independentes; 
  • Trilha Sonora e direção de Arte impecáveis proporcionam imersão ao longo das 50~60 horas de duração do jogo; 
  • Com as expansões, possui 70 horas ou mais de conteúdo.

Cons:

  • Dificuldade pode ser um pouco elevada para iniciantes no gênero, mas nada desbalanceado.

Notas:

Jogabilidade:Qualidade dos controles10
Design10
História:Enredo10
Narrativa10
Arte:Gráficos10
Direção artística10
Audio:Efeitos Sonoros10
Trilha Sonora10
PortEstabilidade10
Otimização10
NOTA FINAL:10.0

Plataformas:

  • Nintendo Switch (plataforma analisada);
  • PC;
  • PS4;
  • X1.

Hollow Knight é uma experiência indispensável para fãs de Metroidvânias e um ótimo ponto de entrada para novatos. Apesar de se enquadrar em um gênero já tradicional, Hollow Knight implementa mecânicas e customizações suficientes para se manter como uma experiência completamente nova e impressiona com seu nível de polimento. 

Um ávido jogador de Fighting Games e RPGs que descobriu ainda cedo que videogames podem ter algumas das narrativas e experiências mais intrigantes do entretenimento. Perde a noção do tempo enquanto passa horas estudando sobre a lore de seus games favoritos.

2 comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *