Destaque,  Games,  Japão,  PC,  Playstation

Shenmue 1 e 2 – A saga continua!

 

Depois de 18 anos, finalmente a saga Shenmue vai receber sua merecida continuação. Anos se passaram e angústia por ver a jornada de Ryo Hazuki incompleta está com os dias contados. Essa saga cativou muitas fãs ao redor do mundo pelo seu enredo único e personagens memoráveis. Antes de adentrar na relevância do aguardado terceiro capítulo é preciso elencar os elementos que fazem Shenmue ser uma obra de arte. 

A história do jogo conta a jornada de Ryo Hazuki. A trama tem início quando um misterioso lutador de artes maciais conhecido como Lan Di invade a casa da família Hazuki. O interesse de Lan Di estava nos artefatos conhecidos como “Phoenix Mirror” e “Dragon Mirror” que o pai de Ryo, Iwao Hazuki, abrigava secretamente em sua residência. Iwao resistente até o fim as ofensivas de Lan Di, mas acaba não resistindo são seu golpe final. Ryo indignado com a situação entra no confronto e acaba levando uma surra de Lan Di. Depois de pegar o Dragon Mirror, Lan Di deixa Ryo e Iwao seriamente feridos. As condições vitais do pai de Hazuki estavam críticas e no seu último momento de vida ele diz que o “Phoenix Mirror” estava guardado em segredo na residência e falou para o Ryo que uma das coisas mais importantes na vida é manter seus amigos por perto. Ao proferir suas últimas palavras, Iwao Hazuki faleceu nos braços de Ryo deixando-o arrasado por algumas semanas. Quando se recuperou psicologicamente, Ryo colocou como meta descobrir os responsáveis por aquele incidente e vingar a morte de seu pai. 

Ryo Hazuki andando pelas ruas de Yokosuka.

O enredo de Shenmue é cativante por sua estrutura narrativa. Grande parte do jogo está ligado à nossa interação com os personagens e o cenário. Ao longo do enredo, Ryo vai realizar uma série de investigações sobre o caso. Esse processo vai envolver muito diálogo e interrogações. O destaque nesses diálogos entre Ryo e outros personagens estava na forma em que os npc´s reagem. Cada um tem uma vida própria e uma forma de pensar. A variedade de personalidades presentes na série dá vida a jornada de Ryo e contribuem no enriquecimento da trama. 

Apesar da maior parte se basear nos diálogos e na convivência de Ryo com outros personagens, as lutas possuem destaque também. As mecânicas forem fortemente inspiradas em Virtua Fighter, o que contribuiu na fluidez dos controles de combate. Diferente dos outros jogos do gênero de luta que tratam apenas seu lado violento, Shenmue trabalha o lado filosófico e social das artes marciais. Durante a jornada de Ryo, ele vai aprender diferentes lições sobre as práticas sociais e seu significado no desenvolvimento da personalidade do indivíduo. Essas reflexões apresentadas na série são marcantes por fazerem o jogador espelhar os conhecimentos demonstrados em suas próprias vidas. 

Ryo Hazuki em posição de combate.

Os cenários onde Ryo percorre em sua jornada são inspirados em locais reais. As regiões apresentadas na série foram retratadas com bastante fidelidade as áreas a qual se inspirou. A constituição dessas localidades possui uma riqueza detalhes que impressionam até os dias de hoje. Junto com a personalidade individual de cada npc contribuiu na construção paisagens únicas que traz uma sensação de imersão ao jogador. 

A trilha sonora é um espetáculo à parte. Todas as composições da série foram feitas antes do desenvolvimento do jogo no intuito de inspirar os desenvolvedores durante o processo de criação. As composições instrumentais possuem uma sonoridade belíssima e encaixam perfeitamente com a narrativa da série. O charme da trilha sonora de Shenmue está na forma em que capta cada sentimento apresentado em cena o que faz aquecer e acalmar o espírito durante a jogatina. 

Os exemplos mostrados refletem um pouco a experiência de se jogar Shenmue. O seu estilo de jogo único, os temas abordados durante a campanha e a trilha sonora impecável são algum dos elementos que o torna único. O grande destaque da série está na maneira em como ela trabalha com a experiência final do jogador. Como uma obra arte, o jogo possibilita o desenvolvimento de uma percepção sensorial no jogador que o leva a refletir sobre as questões existenciais que o cerca. Esse tipo de abordagem faz a franquia Shenmue ser querido por milhões de fãs mundo a fora. Não torna difícil compreender a mobilização recorde dos seguidores no financiamento do terceiro jogo da série 

Arte de Ryo e Shenhua

Enquanto se aproxima a data de lançamento fica a expectativa do próximo título manter a sensação construída nas primeiras obras lançadas no Dreamcast. O importante no momento é refletir sobre essa longa e árdua jornada até aqui. Depois de todo trabalho da comunidade em manter sua relevância nesse período de ostracismo é preciso pensar também no futuro. A sobrevivência dessa obra única no mundo dos jogos eletrônicos depende da cooperação dos fiéis seguidores para fortalecer a imagem da série aos novos adeptos como forma de manter a franquia seguir seu rumo em meio a um cenário dominado por jogos de ação genéricos. Espero que a lendária obra de Yu Suzuki continue a cativar novas gerações.

Sempre pensando através das paredes da caixa, youtuber desde 2012, hoje foca em escrita, livestreams e editor frequente no site, falando principalmente sobre animes, jogos e livros.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *