Anúncios,  Tech

Quantum Impact – O novo foco tecnológico da Microsoft

Física quântica é um dos tópicos mais complicados e complexos para se abordar, o que é esperado de uma das fronteiras da ciência moderna. E é nesse campo que a Microsoft pretende expandir a computação no futuro.

Image result for i have a theoretical degree in physics
“Me perguntaram quão bem eu entedia física teórica. Eu disse que na teoria tinha uma graduação em física. Eles disseram ‘seja bem vindo’.”

Na escola aprendíamos que um átomo era a menor partícula conhecida, o menor estado possível da matéria. Física quântica descobriu partículas ainda menores que compõem um átomo, seu objetivo é decifrar seu funcionamento e entender suas aplicações.

Bom… Como isso se aplica na prática? Em computação seria possível fazer com que o espaço de um bit seja ainda mais otimizado. Ou seja, um bit atualmente é o menor espaço de dado em computação que contém um “1” ou um “0”, uma combinação de 8 bits formam bytes, e vários bytes criam as instruções necessárias para um computador funcionar. Conforme a tecnologia evoluiu Gordon E. Moore, cofundador da Intel com PhD em química e física, tinha postulado em 1965 que a miniaturização de circuitos teria sua eficiência dobrada a cada 18 meses. Essa previsão foi concretizada até os dias de hoje e estima-se que se mantenha verdade até 2021. O problema atual é que o dobro de transistores imbutidos em um chip não siginifica o dobro de poder de processamento. Eventualmente chegaríamos em um gargalo que ou não seria possível mais reduzir espaço, ou que os ganhos seríam ínfimos e não iriam compensar mais desenvolvimento. A tecnologia quântica pode abalar esse equilíbrio.

Como eu disse anteriormente, um bit contém um “1” OU um “0”. Com computação quântica será possível ter um “qubit” que contenha um “1” E um “0”. De acordo com o vídeo, isso faz com que o quantidade de informação guardada dobre, e com isso potencial de processamento cresce exponencialmente.

Tais estudos ainda estão em estágios iniciais porém, nada mudará de imediato sobre computação do jeito que conhecemos, mas é de se imaginar o que nos espera no futuro.