Análises,  Games,  Mobile,  Nintendo,  PC,  Playstation,  Xbox

[Café dos Colonos] – Alex Kidd in the Enchanted Castle

Alex Kidd in the Enchanted Castle é jogo de aventura plataforma desenvolvido e distribuído pela Sega lançado originalmente em 1989 para o saudoso Mega Drive. Esse foi a continuação de Miracle World, a primeira aventura do elfo orelhudo comedor de onigiris que teve sua estreia no Master System, no ano de 1986.

O enredo do jogo conta a jornada de Alex Kidd para reencontrar seu pai. Ele vive junto com seu irmão chamado Igul, que é o rei do planeta Aries. Alex recebe misteriosamente uma evidência que seu pai biológico continua vivo e supostamente se encontra no planeta Paper Rock. A partir dessas informações, o nosso protagonista parte para mais uma grande aventura. Apesar de parecer simples, a trama possui muitas reviravoltas que prendem o jogador em todos momentos da campanha.

Exemplo de cenário presente no jogo.

A jogabilidade não foge do padrão dos jogos plataforma da época. Alex é capaz de andar, pular e dar socos com sua habilidade especial que amplia sua mão. Existe uma boa variedade de itens que o protagonista pode usar durante sua empreitada. Entre eles estão a motocicleta, mini-helicóptero, colar lança-raio, bastão de levitação, capa de invencibilidade e outro colar para prever as jogadas dos chefes nas partidas jokenpô.  O grande diferencial estava em suas batalhas de pedra, papel e tesoura. Os confrontos eram bastante desafiadores por conta das investidas aleatórias dos chefes, o que dificultava desenhar um padrão. As batalhas não era restritas a chefe e pode ser disputada com os lojistas que apostam o dinheiro do jogador pelos itens disponíveis em seu estabelecimento. Por conta dessa imprevisibilidade nas disputas é imprescindível a utilização do colar de previsibilidade nessas situações porque sem elas, somente indo na fé para poder avançar no jogo.

Batalha de Jokenpô que é uma das marcas da franquia.

O desenho das fases ficou bem confuso e mal arquitetado em certas ocasiões. Parecia que os blocos que revestiam as plataformas foram colocados aleatoriamente pelo cenário, mas nada que um pouco de manha  e habilidade com os itens disponíveis em seu inventário para reverter esse cenário.

A dificuldade é bastante elevada, o que faz o jogo ser bem frustrante. O simples ato de encostar nos inimigos causa o falecimento do protagonista. Em muitas situações durante o jogo, os inimigos são colocados em pontos estratégicos para ocasionar óbitos não evitáveis ao jogador. Mesmo com essas características, ele é mais fácil que seu predecessor.

A trilha sonora é uma das mais marcantes da história dos jogos. Possui composições marcantes como a música tema e a de conclusão das fases. Os efeitos sonoros são bastantes icônicos e ficam gravados na mente do jogador possibilitando o desenvolvimento uma identificação forte com o personagem.

No geral, vale a pena desfrutar essa aventura do Alex Kidd. Apesar de ter sido o último jogo da linha principal o jogo fornece ótimos momentos de entretenimento. Ele está disponível em todos os lugares em você possa imaginar, o que contribui na acessibilidade de um novo público desfrutar as aventuras desse lendário mascote da Sega.

PROS:

  • Protagonista carismático;
  • Trilha sonora;
  • Variedade de itens;
  • Batalha de Joquempô.

CONS:

  • Dificuldade elevada;
  • Desenho confuso das fases.

NOTA: 7.5/10

PLATAFORMAS:

  • Sega Mega Drive;
  • Microsoft Windows;
  • Nintendo Wii;
  • Nintendo Switch (plataforma analisada);
  • Playstation 2;
  • Playstation 3;
  • Playstation 4;
  • Playstation Portable;
  • Xbox 360;
  • Xbox One.

Ótimo clássico de Mega Drive que possui  relevância atemporal.

Sempre pensando através das paredes da caixa, youtuber desde 2012, hoje foca em escrita, livestreams e editor frequente no site, falando principalmente sobre animes, jogos e livros.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *