Análises,  Destaque,  Games,  Nintendo,  PC,  Xbox

Carrion — Terror Reverso

Carrion é um jogo de sobrevivência aterrorizante desenvolvido pelo estúdio polonês Phobia Studio e Distribuído pela Devolver Digital para Nintendo Switch, Xbox One e PC. O chamativo do jogo é a experiência de terror reversa onde o jogador controla a criatura perseguidora.

A criatura se libertando da cápsula de teste.

A história gira em torno de uma criatura misteriosa que estava sendo usada para experimentos na Relinth Laboratories. Quando o monstro se liberta da cápsula de testes, ele vai precisar usar todas suas habilidades para passar por cima dos obstáculos e conseguir sua tão sonhada liberdade.

O enredo pode parecer muito simples, mas com a adição de lembranças do passado ajuda a situar melhor os acontecimentos e até entender as motivações da criatura. Além disso os cenários são bem construídos e cheios de informações adicionais que contribuem para a narrativa.

A jogabilidade é no estilo Metroidvania. O mapa é enorme e interconectado, o que obriga o jogador fazer várias voltas para pegar os itens e habilidades necessárias para destravar cada ambiente do jogo. A criatura possui três tamanhos diferentes. E cada tamanho possui uma habilidade específica. Em certas situações para avançar é preciso fazer um quebra-cabeça que exige aumentar ou diminuir o tamanho da criatura desovando biomassa em poças rosas. Para ganhar massa corporal a criatura precisa comer humanos e a cada indivíduo consumido sua vida aumenta. O ataque padrão é agarrar os inimigos com os tentáculos e levá-los até sua boca. Ao avançar no jogo, a criatura adquire novas habilidades que aumenta as possibilidades de ataque e infiltração.

Um dos vários quebra-cabeças que envolve a procura de meios para abrir os portões para acessar novos ambientes do laboratório.

Quanto a dificuldade do jogo; não tem grandes empecilhos durante a jornada, o fato de estar controlando a criatura devoradora facilita as coisas por conta dos inimigos enfrentados serem na sua maioria humanos. Os momentos mais desafiantes são durante os confrontos com drones e robôs de artilharia, mas mesmo assim não é difícil derrotá-los.

A movimentação da criatura é bem fluída, cada tentáculo tem fluxo próprio, o que dá a sensação de organicidade ao monstrengo. Apesar disso em certas situações os controles embananam quando exige interação com alavancas ou atacar individualmente um inimigo e durante as fugas a câmera fica meio perdida dificultando a orientação do jogador no cenário.

A direção de arte ficou muito boa. Ambientes variados e bem detalhados, atmosfera aterrorizante e clássica com equipamentos e sangue espalhados pelo cenário e os npc’s reagem bem a situação entrando em pânico e buscando locais para se esconder.

A trilha sonora foi composta por Cris Velasco que ficou conhecido por seu trabalho em Darksiders 3 e Resident Evil 7. As composições no geral contribuem para a imersão no clima do jogo, mas nas cenas de ação foi adotado ritmos bem genéricos.

Carrion é um jogo divertido com uma jogabilidade que instiga o jogador a desbloquear novas habilidades para experimentar diferentes investidas nos inimigos. Para os amantes do gênero “metroidvania” é um ótimo título para se aprofundar nos labirintos e explorar cada canto do laboratório de pesquisa.

Pontos de salvamento do progresso no jogo. São importantes também para o jogador readquirir a biomassa perdida depois das batalhas.

PROS:

  • Proposta de enredo interessante;
  • Mapa e cenário bem trabalhado;
  • Jogabilidade viciante;
  • Exploração.

CONS:

  • Câmera fica maluca em momentos de adrenalina;
  • Controle dos tentáculos não corresponde aos comandos em certas situações;
  • Não apresenta muito desafio.

NOTA: 8/10

PLATAFORMAS:

  • Nintendo Switch;
  • PC (plataforma jogada, chave concedida pela Devolver Digital);
  • Xbox One.

Carrion é um jogo divertido com uma jogabilidade que instiga o jogador a desbloquear novas habilidades para experimentar diferentes investidas nos inimigos. Para os amantes do gênero “metroidvania” é um ótimo título para se aprofundar nos labirintos e explorar cada canto do laboratório de pesquisa.

Sempre pensando através das paredes da caixa, youtuber desde 2012, hoje foca em escrita, livestreams e editor frequente no site, falando principalmente sobre animes, jogos e livros.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *