Análises,  Destaque,  Games,  Japão,  Nintendo,  PC,  Tech

Monster Hunter Rise (PC): a caçada cada vez mais incrível

Os jogadores de PC finalmente podem participar da caçada! O jogo amado pelos fãs de caça aos monstros criado chegou oficialmente na Steam e está disponível mundialmente. Monster Hunter Rise surgiu como o sucessor do jogo mais vendido da CAPCOM, Monster Hunter World, que no final de 2021 vendeu mais de 17.8 milhões de cópias, porém, o novo título estava presente apenas em um console, o Nintendo Switch. Agora, depois de quase um ano, seu port de computador chegou e vamos verificar todas as mudanças e melhorias, caso queira ver uma review do jogo e sua jogabilidade, clique aqui.

O que mudou?

Monster Hunter Rise chegou com diversas alterações gráficas e de performance em relação a sua versão do Nintendo Switch, permitindo que os jogadores possam realizar sua jornada em uma resolução 4k e com suporte a monitores Ultrawide (aspecto 21: 9). Além disso, todas as texturas do jogo foram alteradas para alta resolução, o que deixa o jogo que já era bonito na sua versão inicial, ainda mais incrível no PC. Monstros que já apareceram em jogos antigos da franquia como Arzuros, Basarios e Volvidon estão sensacionais com uma qualidade gráfica que não fica atrás de nenhum monstro novo. 

Como esperado, a versão de PC tem sua taxa de quadros personalizável, podendo ser ilimitada ou travada a uma taxa delimitada pelo jogador nas opções de jogo, entretanto, todas as Cutscenes estão travadas a 30 frames por segundo, o que pode causar um pequeno desconforto entre os amantes de altas taxas.

Em relação à personalização do jogo, Monster Hunter Rise permite que o caçador selecione o tipo de ícone de botões do controle, em específico dos controles de Xbox 360, Xbox  One, PS4, PS5 e Switch.

 Adicionalmente, é possível utilizar filtros exclusivos, como preto e branco, sépia, Japanese-style(que deixa as cores menos vivas), Warring lands-style(que realça as cores vermelhas e deixa o resto mais desbotado) e o cinema(filtro de filme antigo).

Para os caçadores que preferem não jogar no controle, o port de PC, assim como no Monster Hunter World, adicionou o suporte ao mouse e teclado, que é igualmente funcional e personalizável. Para os usuários de Light Bowgun e Heavy Bowgun, é incrivelmente responsivo, já que o mouse permite uma precisão maior que o analógico do controle.

Switch vs PC

Mas então, com todas essas mudanças é possível dizer que a versão de PC é a superior? 

A resposta é depende, tudo depende das especificações do computador que irá rodar o jogo, todas as inovações comentadas anteriormente necessitam de um hardware que suporte uma alta resolução e taxa de quadros estável. Para título de conhecimento, Monster Hunter Rise foi testado em uma máquina com uma RTX 2060 e foi capaz de sustentar 75 fps constantes a uma resolução 1080p.

De acordo com os testes feitos, jogar na qualidade baixa deixa o jogo muito serrilhado,  com as texturas “bem quadradas” e sem sombras,  muito semelhantes às versões portáteis antigas. Já na média, o jogo roda muito semelhante ao Switch, com texturas melhoradas e com serrilhado baixo. A versão na qualidade alta é o que se espera desse lançamento, com as lindas texturas, principalmente nas roupas e nos cabelos e sem serrilhados. Vale citar que o jogo não possui suporte à ray tracing.

Abaixo, as qualidades baixa(esquerda), média (direita) e alta(embaixo).

No switch, Monster Hunter Rise  apresenta uma versão muito estável, rodando em 720p com a UI a 1080p  no modo docker e no modo portátil em uma resolução próxima a 540p com a UI a 720p, ambos os modos travados em 30 frames por segundo. Ademais, o switch permite a portabilidade para jogar Monster Hunter Rise em qualquer local, algo que a versão de PC atualmente não permite.

Em relação à história e trilha sonora, é a mesma tanto para a versão de PC quanto para a de Switch. Não existem mudanças na trama e nem na qualidade do áudio do jogo. 

Os filtros da versão de PC podem ser considerados uma alternativa para alterar o visual do jogo. O Warring lands-style, um dos meus preferidos, deixa uma ambientação mais séria e estilosa comparada com o jogo sem filtros. 

Em relação a jogabilidade, caso utilize o controle, as duas versões são idênticas, mas como comentado anteriormente, a utilização do mouse para os controles de LBG e HBG são uma adição muito boa para precisão e conforto na hora de caçar monstros.

Para quem já tem um Nintendo Switch, vale a pena comprar a versão de PC?

Basicamente, a versão de computador é a mesma que a de Switch, mas com mudanças gráficas e pequenas opções personalizáveis novas. Todo conteúdo adicional, como missões de evento e recompensas está presente no computador e vai ser atualizado para as duas versões. A expansão Sunbreak será lançada no verão desse ano para Switch e PC simultaneamente.

Além disso, para o jogador de console que queira utilizar o save nesse novo port do PC, tenho notícias ruins, as duas versões não possuem cross-save, então teria que começar tudo do início com um novo save. As duas versões também não possuem cross-play, então jogadores de PC só conseguiram fazer as caçadas juntos no port mais recente.

PROS:

  • Todo o conteúdo da versão de Switch
  • Inclusão a resolução 4K
  • Suporte Ultrawide (21:9)
  • Texturas em alta resolução
  • Filtros
  • Suporte à mouse e teclado

CONS:

  • Sem cross-save e sem cross-play
  • Cutscenes travadas à 30 fps

PLATAFORMAS

NOTAS:

Jogabilidade:Qualidade dos controles10
Design (Dificuldade, Level, Criatividade)9
História:Enredo7
Narrativa8
Arte:Gráficos9
Direção artística8
Audio:Efeitos Sonoros8
Trilha Sonora9
Port:Estabilidade9
Otimização8
NOTA FINAL:8.5

Monster Hunter Rise para PC mostra o bom trabalho da Capcom em entregar um port com diversas melhorias comparado com a versão de Switch. Todas as mudanças deixam o jogo com um visual incrível, com texturas melhoradas para agradar os olhos de todos os caçadores. Para os fãs da série que vão jogar pela primeira vez Monster Hunter Rise, essa pode considerada a versão definitiva do jogo e que vai irá prender por muitas horas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *