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Spin Rhythm XD — Um novo instrumento

Jogos de ritmo normalmente estão presos a alguns arquétipos, emulação de instrumentos/dança que geralmente precisam de um periférico para serem aproveitados ao máximo (Guitar Hero, Taiko no Tatsujin, Dance Dance Revolution) e os que usam controles tradicionais de alguma forma diferente (Elite Beat Agents, Maestro! Jump in Music, Superbeat: Xonic). Cada método tem suas vantagens e desvantagens dependendo do que a pessoa prefere jogar, mas essa linha sempre existiu claramente.

Spin Rhythm XD é provavelmente a melhor tentativa de mesclar os dois, fazendo uso de controles nativos de computador (mouse e teclado) e oferecendo uma boa gama de customização para diferentes tipos de controles, é impressionante o nível de engenhosidade apresentado nas mecânicas, especialmente quando as notas que acompanham as músicas são cuidadosamente construídas a mão ao invés de serem geradas proceduralmente como vários jogos do tipo.

Sua idéia é simples, há duas cores para notas e uma terceira “batida” que só é usada em nos níveis difíceis para cima. Para as notas coloridas usa-se o mouse para girar a roda e combinar as cores, apenas as notas maiores necessitam de um clique. Giros e notas sustentadas são auto explicativas. A genialidade desse sistema é o quão bem aplicado ele é com as notas e batidas das músicas, é um caso no qual o produto final é maior do que a soma de suas partes, e mesmo não precisando de nenhum periférico o jogo ainda te passa a sensação de que você está tocando um instrumento, o que é algo raríssimo quando se trata desse gênero.

E com isso também precisa ser mencionado a outra face importantíssima de jogos de ritmo, e uma bem mais subjetiva, a seleção de músicas. O gênero usado na seleção do jogo são músicas eletrônicas, EDM, Glitch Hop, DnB, Trap, entre outros. Como uma amostra do tipo de música a se esperar, temos New Game por Nitro Fun, Bubbles por Tokyo Machine, Checkpoint por Hyper Potions (música utilizada no trailer de 25º aniversário de Sonic, em Sonic Mania), Highscore de Teminite e Razor Sharp de Pegboard Nerds, para citar algumas. Se quiser ouvir todas as músicas, os desenvolvedores disponibilizam uma playlist do Spotify com todas as músicas atuais e planejadas para o jogo.

Fora isso, é impressionante o nível de polimento e capricho presente. Apesar de funcionar perfeitamente com mouse e teclado, também há suporte pra alguns aparelhos de DJ MIDI, controles, e inclusive suporte ao sensor de movimento e touchscreen de um DualShock 4. E junto com várias opções de configuração de controles, também há uma impressionante gama de opções de acessibilidade, seja velocidade da pista, intensidade do brilho, efeitos de fundo, cores das notas e dicas visuais. Nenhuma dessas opções afetam negativamente o placar pois elas não alteram a dificuldade do desafio em si, apenas servem para adaptar a interface para algo que o jogador se sinta confortável. Fora das opções também temos uma leaderboard curada sem placares hackeados infestando os primeiros lugares, uma integração nativa com Spotify que te leva diretamente para a música que acabou de jogar se quiser ouvi-la novamente, e várias atenções a detalhes na interface.

Para um produto ainda em desenvolvimento (identificado como Early Access na Steam), o jogo já conta com conteúdo o suficiente para justificar o seu preço com 36 músicas jogáveis (no momento de escrita dessa análise) em 5 níveis de dificuldade diferentes, um modo online com uma rádio que seleciona músicas aleatoriamente para um time de jogadores (de acordo com o desenvolvidor, esse modo ainda será refeito antes do lançamento final do jogo), desafios diários e semanais para quem gosta da competição do dia a dia, e um modo de criação de músicas (que também está sob desenvolvimento atualmente).

Juntando tudo isso, temos um jogo muito bem montado que avança o gênero de ritmo usando nada além de criatividade e excelência em seu design. O jogo ainda está em desenvolvimento ativo e não foi “oficialmente” lançado, mas para uma versão temporária e (teoricamente) incompleta, Spin Rhythm XD é um dos melhores no que faz.

PROS:

  • Ótima seleção de músicas eletrônicas;
  • Controles responsivos;
  • Enorme gama de opções de acessibilidade e customização de controles;
  • Leaderboard curada com placares legítimos;
  • Integração com Spotify;
  • Ótimo preço regional;
  • Desenvolvedores ativos nos fóruns e constantemente atualizando o jogo.

CONS:

  • Tracklist constitui-se apenas de músicas eletrônicas, efetivamente desencorajando quem não gosta desse gênero;
  • Alguns efeitos visuais ainda não podem ser desligados.

NOTA: 8/10

Plataformas:

  • PC – Steam (plataforma analisada);
  • Nintendo Switch.

Para quem ainda está em dúvida, minha recomendação para Spin Rhythm é simples: Se você tem o mínimo de interesse em jogos de ritmo e gosta de músicas eletrônicas, ele vale cada centavo. Especialmente com um valor internacional de 20 dólares vindo para o Brasil a 38 Reais. E como um dos poucos fãs dos vários tipos de músicas eletrônicas, essa seleção de 36 músicas já tem MUITO o que me manter ocupado.

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