Análises,  Destaque,  Games,  Japão,  Nintendo,  PC

Bravely Default 2 – Indispensável para os fãs do gênero

Dando as caras pela primeira vez no Nintendo 3DS, a série Bravely Default, antes exclusiva da Nintendo, volta com Bravely Default 2 (que curiosamente não é o segundo título da franquia), disponível também com versão para computador na Steam.

Bravely Default 2 é um JRPG bem clássico de turnos, mas traz um ponto em seu combate que o diferencia dos demais. Seguindo o nome do jogo, o sistema de combate possui as opções Bravely e Default, essas que combinadas e bem usadas, são de extrema ajuda nas lutas contra os chefes e inimigos do mapa. Grosso modo, esse sistema consiste em acumular pontos defendendo com default, que permite que o jogador faça mais movimentos em sequência com o Bravely podendo devastar o inimigo.

Além do ótimo sistema de combate, Bravely Default possui também um ótimo sistema de jobs, que permite montar builds com duas classes diferentes, com habilidades passivas e skills para criar personagens fortes (ou com roupinhas bonitinhas).

Definitivamente, o ponto mais forte de Bravely Default 2 é seu combate. Combinar as classes, habilidades e equipamentos para cada batalha é muito divertido, e o jogador provavelmente irá passar horas escolhendo a melhor combinação.

Como todo bom JRPG, o jogo conta com horas de farming e exploração do mapa. Aqui, aparece um ponto negativo do jogo. Quando se lê que há horas de exploração, o jogador pensa que encontra mapas gigantes com dezenas de coisas para se fazer. E… bom, não é bem isso. Os mapas são sim, muito grandes. Todavia, é vazio. Encontra-se nele inimigos que fogem do grupo se seu grupo tiver um nível mais alto que o deles, ou te ataca, se seu level for inferior. Além disso, é possível encontrar baús pelo caminho, e ao cortar as gramas altas pelo mapa, é possível encontrar itens e dinheiro. Isso traz outro ponto negativo e datado da exploração. A cada item encontrado, sobre uma notificação na tela e para todo o ritmo da exploração. Pode não parecer grande coisa, mas acredite. Quando tiver cortando matinho pra juntar uma graninha ou arrumar alguns itens extras, isso vai te irritar!

Mas calma que nem tudo na exploração é ruim. O jogo traz um visual muito bonito e uma ótima trilha sonora que, apesar dos problemas de exploração, faz o jogador sentir prazer em fazê-la. 

Quando você pensa: quero comprar um JRPG, é certo de que procura uma história cativante alinhada à um gameplay gostoso que vai te prender por horas na frente da telinha conhecendo o universo. Bravely Default tem potencial para entregar isso ao jogador, mas não o faz.

O enredo é simples e clichê. A Princesa Gloria, da cidade de Musa, teve seu reino devastado e junto de outros 3 heróis escolhidos, sai em busca de recuperar os 4 elementais para que o poder deles não caia em mãos erradas. Fala sério. Bem clichê, né? Onde será que temos algo parecido? ah sim, no Bravely Default de 3ds.

Além de abusar do clichê, o jogo traz diversas side quests que pouco recompensadoras, mas algumas se tornam, de certa forma, obritória, para complementos à história. O jogo tem dezenas de milhares de diálogos. A maioria dublado, o que é bem legal! Mas muitos deles são completamente descartáveis e vai cansando o jogador até uma hora ele saber que “ah, esse não importa muito” e pular.

Isso tudo tira o brilho do jogo? De forma alguma! Apesar de simples, o enredo traz reviravoltas muito interessantes, com revelações que o jogador não esperava (algumas sim). E isso, alinhado ao combate, é um prato cheio para os fãs do gênero.

PROS:

  • Sistema de combate e de classes;
  • Formula ideal para fãs de JRPG;
  • Excelente trilha sonora e gráficos muito bonitos;
  • Campanha Extensa.

CONS:

  • História clichê que pode afastar pessoas que não se interessam tanto pelo gênero;
  • Elementos datados que poderiam ter melhorado;
  • Muitos serrilhados e quedas de fps.

NOTA: 7.5/10

PLATAFORMAS:

  • Microsoft Windows (Steam);
  • Nintendo Switch (Plataforma analisada).

Bravely Default é um EXCELENTE JRPG para os fãs do gênero. Talvez, quem não esteja acostumado com esse formato e estilo de jogo acabe o achando cansativo, chato e desinteressante. Coisa que está longe de ser! Recomendo muito pra quem gosta de passar horas grindando e combinando builds para criar personagens poderosos. Ah, e a arte meio chibi deixa tudo isso mais legal ainda.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *