Análises,  Destaque,  Games,  Nintendo,  PC,  Playstation,  Xbox

Sonic Frontiers – Início de uma nova era para o azulão

Sonic Frontiers é jogo de plataforma tridimensional desenvolvido pela Sonic Team e distribuído por Sega. Essa é a aventurada do ouriço mais aguardada nos últimos anos, por conta das profundas modificações feitas no consagrado sistema de jogo da série.

A história do jogo começa com o Eggman acessando um misterioso monumento em ilha deserta. Na cena seguinte, Sonic e seus amigos se aproximam de avião na ilha para investigar a presença de Eggman na ilha. Logo quando adentram o espaço aéreo da ilha, uma força cibernética absorve todos os passageiros e os levam para uma outra dimensão. Aparentemente somente Sonic consegue escapar ileso da força cibernética e recebe a informação de uma figura estranha, conhecida como Sage, que seus amigos estão presos no mundo cibernético. A única solução para resgatar-los seria colhendo peças de memória de cada um de seus amigos. Além da informação de Sage, o azulão recebeu o chamado de uma voz enigmática que lhe diz que a única maneira de escapar é destruindo os cinco titãs guardiões de cada ilha. Para alcançar esses objetivos, Sonic precisa recuperar seus amigos e coletar todas as esmeraldas do caos para derrotar todas as ameaças que o cerca.

Sonic precisa resgatar as memórias de seus amigos para tira-los do mundo virtual. Nesta imagem Sonic traça planos com Knuckles.
Sonic precisa resgatar as memórias de seus amigos para tira-los do mundo virtual. Nesta imagem Sonic traça planos com Knuckles.

O grande diferencial da trama do jogo é ter resgatado a profundidade no desenvolvimento dos personagens que era característico da fase Adventure. A relação do Sonic e seus amigos recebe uma atenção especial e expõem como os laços íntimos que os unem se firmaram. O desenrolar do enredo tem uma ótima condução e revela os mistérios do jogo de forma gradual sempre deixando o jogador ansioso para saber o que vai acontecer. Outro aspecto interessante do enredo foi o esforço de conectar os eventos dos jogos passados com esse título, o que contribuiu para formalizar o desejo de muitos por uma cronologia oficial dos jogos do Sonic.

A jogabilidade é onde ocorreram as principais mudanças. Agora o Sonic tem a sua disposição um amplo espaço de exploração. Cada ilha tem biomas diferentes e dão muita variedade na jogabilidade. Os objetivos principais de Sonic em cada ilha é completar os desafios do mundo aberto para colecionar as memórias de seus amigos, derrotar os chefes de mapa aberto para pegar engrenagens, essas engrenagens são usadas para liberar santuários que levam o Sonic a completar desafios que liberam chaves, e finalmente essas chaves são usados para liberar as esmeraldas do caos, que são cruciais para derrotas os titãs.

Sonic titan
As batalhas contra os titãs são os confrontos mais épicos da franquia.

A primeira vista parece ser um sistema repetitivo, mas o sistema de jogo é tão intuitivo que essas tarefas acabem sendo realizados sem cansar o jogador. O efeito é tão interessante que em alguns momentos cria-se uma ansiedade para repetir-las várias vezes. Para uma mudança tão brusca no sistema de jogo, acredito que os desenvolvedores conseguiram chegar em uma base sólida para os futuros jogos do Sonic.

Mesmo com ganhos positivos, possui algumas ressalvas quanta a jogabilidade e a parte técnica. Um problema que persiste em todos os jogos tridimensionais do Sonic é a imprecisão dos controles e os “bugs”. Mesmo com melhorias consideráveis em comparação aos jogos anteriores, a movimentação do Sonic continua difícil de controlar em seções de plataforma em velocidade, o que frusta bastante. Quanto a parte técnica, os “bugs” continuam a aparecer em fases de velocidade, quando o Sonic acaba atravessando o chão.

Um aspecto que todo Sonic acerta em cheio é na trilha sonora. Neste título, manteve a pegada eletrônica melódica do Sonic Forces e introduziu aqueles ritmos de rock pesado da fase Adventure. Essa junção fez a trilha sonora do Frontiers uma das mais memoráveis da franquia. Destaque especial para as canções temas dos titãs.

Sonic exploration
A melhor parte do jogo é explorar os mapas.

Apesar das reclamações de alguns fãs e o ceticismo de boa parte da imprensa, o Sonic Frontiers conseguiu trazer muitos ganhos positivos para série e cumpriu a proposta apresentada pelo título do jogo. A Sonic Team formou boas condições para criar uma nova era para o Sonic que tem todo o potencial para resgatar os tempos áureos do Mega Drive.

PROS:

  • Interatividade no mundo aberto;
  • Enredo;
  • Trilha sonora.

CONS:

  • Imprecisão dos controles;
  • Bugs durante o uso da hiper velocidade do Sonic.

Plataformas:

  • Playstation 4/5;
  • Nintendo Switch (plataforma analisada);
  • Xbox One / Series;
  • PC- Steam.
Jogabilidade:Qualidade dos controles7
Design (Dificuldade, Level, Criatividade)9
História:Enredo8
Narrativa8
Arte:Gráficos8
Direção artística10
Audio:Efeitos Sonoros10
Trilha Sonora10
PortEstabilidade8
Otimização8
NOTA FINAL:8.6

Sempre pensando através das paredes da caixa, youtuber desde 2012, hoje foca em escrita, livestreams e editor frequente no site, falando principalmente sobre animes, jogos e livros.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *