Checkmate Showdown – Uma ótima idéia limitada pela falta do que fazer
Jogos de luta tem uma reputação infame dentro de jogos multiplayer. Sendo visto como um gênero impossível de se começar como um completo novato por exigir reflexos e coordenações perfeitas e cheio de vícios online que vão te dar Perfect a toda hora. Essa é uma percepção extremamente errônea, mas é o que quem não conhece acha que o gênero é. Por causa disso, idéias como a de Checkmate Showdown aparecem com freqüência.
O jogo busca mesclar jogos de luta com um outro gênero para fazer a experiência toda mais palatável, dessa vez o eterno xadrez sendo o escolhido. Um conceito que existe desde Battle vs Chess, mas dessa vez elaborando mais a parte da luta das peças para ser além do que só um minigame.
A parte que se trata de luta é interessante, com controles estilo Street Fighter 6 Moderno ou GranBlue Fantasy Versus e contando até mesmo um botão dedicado a pulo para quem está mais acostumado com combate de plataformas ou metroidvanias. A peça que ataca tem acesso a um “Ultimate” que é invencível e causa um dano enorme em combos que pode ser facilmente confirmado.
As peças são balanceadas conforme a sua força no tabuleiro, fazendo com que a rainha seja a personagem mais forte e a mais difícil de se usar corretamente. O próprio rei pode se defender e, apesar de suas capacidades ofensivas ser limitadas, a sua defesa é excelente. Contando com um sistema de assists ainda por cima, é um jogo de luta que com certeza vai ser divertido para fãs do gênero e simples o suficiente para quem não conhece.
No que se trata da estratégia do xadrez, as coisas mudam um pouco. Peças podem se defender, fazendo com que o seu ataque no tabuleiro possa sair pela culatra e acabe desperdiçando uma peça que em uma partida tradicional seria garantida. Justamente por causa dessa dinâmica, uma das regras que era a obrigatoriedade de se proteger o rei quando em xeque, agora não é mais necessário. O checkmate vem só ao derrotar o rei numa partida de luta, então isso abre novas possibilidades ofensivas (ou defensivas).
Os peões não são jogáveis como personagens de luta, o que faz a unidade “descartável” ter uma nova utilidade no jogo. A peça pode capturar uma peça sem passar pelo risco de perder a luta, o que faz uma proteção de um peão imensamente poderosa. O jogo também conta com um sistema de assist que faz qualquer peça que esteja “mirando” na no atacante ou no defensor sirva como uma extensão de combos na luta em si. A mescla entre estratégia e luta é interessante de ser ver.
O balanceamento do jogo é suficiente para o que se propõe a fazer. Existe algumas coisas que fariam um cenário competitivo completamente quebrado, mas para jogar casualmente ou entre amigos não há nada de errado.
E infelizmente não tem muito mais o que falar sobre Checkmate Showdown. É um caso de uma idéia interessante que nunca foi elaborada além do seu pitch. O jogo só conta com um modo local de Jogador vs Jogador e Jogador vs CPU, e os modos online casual e ranqueado. Existe um modo alternativo onde a localização das peças é alterada no tabuleiro, mas nada além disso. Nenhuma progressão, nenhuma campanha, nada a se desbloquear. Apenas um party game sem mais nada.
Então… Checkmate Showdown vale a pena?
O jogo não é ruim, mas a falta severa de conteúdo faz com que o valor de 50 reais não seja o melhor investimento se não tiver ninguém com quem jogar. Checkmate Showdown não conta com nenhum conteúdo single-player significativo e os servidores do jogo estão completamente desolados para se pensar em multiplayer. É uma boa idéia… Sem ter nada o que fazer com ela.
PROS:
- A parte de luta é extremamente acessível e fácil para qualquer um;
- Um ótima conceito de “força vs inteligência” em um jogo.
CONS:
- Uma falta enorme de conteúdo;
- Achar partidas é praticamente impossível na América do Sul;
- Animações das peças são muito demoradas;
- Visualmente é bem básico.
PLATAFORMAS:
- PC – Steam (Plataforma analisada, chave gentilmente cedida).
NOTAS:
Jogabilidade: | Qualidade dos controles | 9 |
Design (Dificuldade, Level, Criatividade) | 6 | |
História: | Enredo | 1 |
Narrativa | 1 | |
Arte: | Gráficos | 5 |
Direção artística | 8 | |
Audio: | Efeitos Sonoros | 7 |
Trilha Sonora | 6 | |
Port | Estabilidade | 10 |
Otimização | 9 | |
NOTA FINAL: | 6.2 |
Checkmate Showdown era um jogo que eu estava ansioso para ver como ia sair. Eu já comparei jogos de luta como um xadrez de ação então queria ver como que essa idéia iria se sair na prática. A idéia é interessante, mas a execução… Deixa a desejar. O maior problema dos jogos de luta não é mais acessibilidade de controles, é a falta de conteúdo single player para que possa cativar o jogador e fazer valer o valor investido nele. Algo que as empresas grandes para que finalmente entenderam, e algo que Checkmate Showdown infelizmente não entrega. Them Fighting Herds continua sendo o padrão a se bater do que se trata de jogos de luta indie. Além de ser mais barato no Brasil…