Análises,  Destaque,  Games,  Indie,  PC

(Preview) Final Stardust: Cosmic Nexus

Feito amplamente por uma pessoa, Final Stardust: Cosmic Nexus é a tentativa de começar uma franquia partindo de um jogo de cartas, que é um gênero mais simples para se começar. Pelo roadmap do criador, a meta final é RPGs e Animes, com várias outras idéias até lá.

Cosmic Nexus - dialogue

Early Access

O mais importante de se notar sobre o jogo, é que é um título de Early Access ainda. O conteúdo está incompleto, e não vai oferecer uma experiência plena ou suave para a maior parte dos jogadores. Tudo dito neste review está sujeito a mudanças no futuro, para melhor, ou pior.

Cosmic Nexus - Cards

A principal qualidade de Cosmic Nexus é ser um CCG comum, sem mecânicas de roguelike. Após uma inundação de jogos do tipo devido ao sucesso de Slay the Spire, jogos single-player como YGO Legacy of the Duelist ou Thronebreaker são cada vez mais escassos. O maior valor que este jogo oferece, é de mais uma possível alternativa para fãs desse modelo de jogos de carta.

Cosmic Nexus - Map

No momento, o que Comic Nexus tem é limitado. As mecânicas já estão implementadas, mas a progressão é minimamente funcional. Existem 21 NPCs para se duelar, cada vitória dá dinheiro o suficiente para 1 pacote de cartas. Não existe uma ordem de campanha ou história.

O sistema de batalha

As batalhas em si funcionam como uma mistura de Pokemon e o modelo de Hearthstone. Apenas um monstro (ou “Plano” pela nomenclatura do jogo) level 1 pode ser invocado por turno, e cada monstro pode ser evoluído para lvl 2 ou 3 progressivamente se possuir as cartas da linhagem certa.

Cosmic Nexus - In Battle

Também existem magias que usam recursos diferentes, um sistema básico de mana que aumenta a cada turno. Seus efeitos são coisas simples por enquanto efeitos simples, coisas do tipo de causar dano direcionado ou em área e buffs/debuffs individuais. Também existem cartas de “campo” bem no estilo de Yu-Gi-Oh . Tudo isso enquanto ditado por diferentes elementos e suas tabelas de fraquezas.

É um sistema funcional, e tem bastante potencial para crescer. O que existe no momento de early access é ótimo como uma prova de conceito do que pode ser feito, mas claramente mostra um sistema ainda incompleto.

Roadmap

O desenvolvedor já deixou claro suas intenções para o jogo, dentre elas não ter nenhuma microtransação ou DLC depois de pronto, inspirações na estética do jogo, receptibilidade a feedback e planos para projetos futuros. Resta cada um julgar se o valor pedido pelo jogo tanto oferece algo interessante com o que já tem em early access, como a possibilidade de o desenvolvedor entregar o que foi prometido.

Cosmic Nexus - Shop

Um dos pontos citados pelo desenvolvedor no post acima é uma preocupação com preços regionais, e inegavelmente, de 15 dólares para 29 reais é uma excelente conversão. Com a promoção de lançamento reduzindo o jogo para 17 reais, até é um jogo que oferece um bom valor para quem é fã especificamente desse tipo de jogo. Mas como um jogo ativamente em desenvolvimento, é um risco que fica a quesito de cada um se vale a pena.

O desenvolvedor também cita Pokemon e Golden Sun como inspiração nos seus designs, algo que fica evidente pra quem conhece essas franquias mesmo que de passagem.

O que o Final Stardust: Cosmic Nexus tem nesse momento:

Atualmente, o jogo possui as mecânicas iniciais implementadas, fora o estilo artístico mais ou menos definido. Existem 21 NPCs para se duelar, mas nenhuma progressão definida entre eles. Apenas juntar dinheiro para ir criando o seu próprio deck

Cosmic Nexus - Deckbuilding

O que o Final Stardust: Cosmic Nexus planeja criar:

Um jogo de cartas com uma campanha completa, sem DLCs ou microtransações. A idéia é produzir um RPG no futuro, ou um Cosmic Nexus 2 dependendo da situação. Ainda existem funções a serem implementadas, como uma forma melhor de gerenciar o deckbuilding, fora algumas cartas e ajustes de balanceamento.

Cosmic Nexus - Animações

PLATAFORMAS:

  • PC –  Steam (Plataforma analisada, chave gentilmente cedida por Nour Saidana);
  • Lançamento para consoles planejado, mas nenhuma estimativa de chegada no momento.