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Jujutsu Kaisen Cursed Clash – Uma abordagem distinta dos Arena Fighters de Anime

Jujutsu Kaisen Cursed Clash foi desenvolvido pela Byking e pela Gemdrops e publicado pela Bandai Namco Entertainment e está disponível para Nintendo Switch, PlayStation 4 e 5, Microsoft Windows e Xbox One, Series S e X. Seu lançamento oficial foi no dia 1 de fevereiro de 2024. O jogo é baseado na popular série de anime e mangá “Jujutsu Kaisen”, oferecendo combates 1v1, 2v2 ou contra ondas de maldições com os personagens icônicos da primeira temporada e do filme “Jujutsu Kaisen 0”. Sua jogabilidade se concentra na cooperação e estratégia da dupla, com combos simplificados e variações de golpes. No entanto, o multiplayer é exclusivamente online, o que é difícil de justificar para um jogo desse estilo.

Controles

O jogo se concentra no combate em duplas, onde o foco principal é o controle da energia amaldiçoada dos personagens. Os ataques básicos servem para carregar e aumentar a barra de energia, que é utilizada para executar golpes amaldiçoados. Estes são os golpes que diminuem  a barra de vida dos oponentes.

Além disso, há um elemento de progressão na barra de energia, representado por um número de 1 a 3 à esquerda da barra de vida, indicando o nível atual da energia. Conforme esse nível aumenta, o poder dos golpes amaldiçoados também aumenta, resultando em danos mais altos. Alguns personagens, como Sukuna, mudam os tipos de golpe ao aumentar de nível.

No sistema de combos, utilizando o esquema de botões do Playstation, há cinco botões principais: quadrado, triângulo, círculo, R1 e R2. Cada botão pode ser pressionado de forma simples ou segurando para trás, resultando em diferentes ações. Os três primeiros botões (quadrado, triângulo e círculo) representam os golpes normais.

Pressionar o botão quadrado várias vezes consecutivas executa um combo automático que termina em um golpe de energia amaldiçoada. Se for pressionado quadrado para trás, realiza um golpe de quebra de defesa do oponente e o deixa em estado de stun. Se um aliado acerta o oponente enquanto ele está nesse estado de stun, é desencadeado um Joint Attack, que exibe uma animação do primeiro atacante (ou uma animação especial se forem duplas específicas, como Itadori e Todo, mostrando os dois atacando juntos) que termina em uma quantidade considerável de dano na vida do oponente.

As variações de triângulo, triângulo para trás, círculo e círculo para trás são exclusivas de cada personagem, podendo ser usadas para iniciar um combo com quadrado, para ataques à distância, entre outros. Essas variações adicionam profundidade ao sistema de combate, permitindo aos jogadores explorar diferentes estilos de luta e estratégias de ataque com sua dupla.

Os botões R1 e R2 são utilizados para os golpes de energia amaldiçoada, esses golpes ficam mais fortes conforme o nível da barra de energia amaldiçoada aumenta. Alguns personagens têm variações de R1 para trás e R2 para trás e R1 + R2, como o Megumi. Além disso, há um golpe especial disponível quando a barra de energia amaldiçoada está completamente carregada. Ao pressionar L2 (botão de defesa) + R2 simultaneamente, o personagem executa um golpe especial. Se esse golpe especial acertar o oponente, ocorre uma animação inspirada no anime, como as expansões de domínio dos personagens ou os 4 kokusen consecutivos de Itadori. Esses golpes especiais causam danos significativos, mas só podem ser feitos uma vez por partida.

Gameplay

Sobre o combate, é importante destacar que o jogo prioriza a sinergia entre as duplas e as estratégias, em vez de focar em combos complexos. A primeiro momento, causa uma certa estranheza por ser pesado e com poucas opções de combos, mas com o tempo se acostuma e entende o conceito do jogo. As partidas são projetadas para enfatizar a cooperação entre os personagens e as decisões táticas dos jogadores. Os cenários são diversos, variando de grandes espaços abertos a ambientes mais verticais, mas a maioria deles possuem objetos ou construções que atrapalham a movimentação do jogador e favorece o estilo de hit and run.

Jujutsu Kaisen Cursed Clash se diferencia de jogos de arena fighter de Anime, como a série Naruto Storm, em vários aspectos. Ele é mais simplificado, não apresentando uma variedade extensa de combos, além de não ser tão acelerado e não possuir animações tão elaboradas como as vistas em Naruto. Em vez disso, o jogo tem uma abordagem mais direta e simplificada, com um ritmo de jogo mais moderado se assemelhando mais a um battle royale arcade do Japão.

Além disso, o jogo apresenta vários arquétipos de personagens clássicos, como rushdown, all around e zoner. Esses diferentes estilos de jogo oferecem uma diversidade de estratégias e abordagens. Principalmente pelo fato de que os personagens são simples de aprender.

Modos de Jogo

O jogo apresenta um modo história que segue os eventos da primeira temporada do anime e do filme, com cenas em slideshow seguidas de batalhas, mantendo-se fiel à narrativa dos episódios. No entanto, este modo é excessivamente repetitivo, justamente por seguir a história já conhecida, com pouca variação e com pouquíssimas cutscenes. Existem algumas partes adicionais, como o treinamento entre os feiticeiros na escola, que não acrescentam muito à experiência.

O modo Free Battle é um modo de partida customizada pelo usuário contra bots, que pode escolher 1v1, 2v2 ou ser usado como um modo practice para ver o dano dos golpes e os combos de personagem. 

Os modos versus e coop são os pontos fortes do jogo. No modo versus, há três opções: lutar contra bots, jogar online casualmente ou entrar em partidas ranqueadas. Todos esses modos permitem jogar sozinho ou com um amigo, sendo que o modo ranqueado é sempre 2v2, onde você é pareado com um jogador aliado online se for sozinho.

Já nos modos coop, temos duas opções: batalhas contra ondas de maldições ou o modo sobrevivência, onde você enfrenta bots com níveis mais altos. O modo coop introduz um sistema de itens e níveis que permite personalizar seu personagem, ajustando os status para se adequar ao seu estilo de jogo. Além disso, você pode aplicar pactos que melhoram um status enquanto pioram outro, adicionando uma camada extra de estratégia à jogabilidade cooperativa.

Além disso, o jogo apresenta uma loja onde os jogadores podem adquirir itens usando a moeda do jogo. A loja oferece uma variedade de produtos, incluindo roupas e recolors para os personagens, itens para o modo coop e personalizações para o cartão de jogador e a galeria, onde pode se visualizar todos os itens que o jogador possui.

Apresentação e Design

A arte do jogo é fiel ao anime, todos os personagens, cenários, golpes e roupas alternativas foram fielmente adaptadas, mas nem os modelos 3D nem as animações são tão bonitos quanto os outros jogos de anime, como Kimetsu no Yaiba e a serie Storm de Naruto. A trilha sonora é boa,  as músicas são originais mas cumprem a função bem de trazer empolgação ao jogo, a trilha de encerramento de batalha particularmente é muito legal.

É notável que, ao abrir o menu do jogo, causa estranheza perceber sua simplicidade e falta de detalhes, especialmente considerando seu preço entre 229,90 a 299,90 reais. Todos os modos estão listados no topo da tela, acompanhados por um vídeo em loop de cenas do anime, lembrando os menus de jogos para celular. Não apenas o menu inicial é sem vida, todos os outros menus são simples, contendo apenas imagens estáticas e textos, é perceptível a falta de empenho nos detalhes.

Problemas

O servidor online também é um problema, tem problemas de conexão para acessar salas de amigos, não tem opção de convite para amigos, deve procurar nos filtros pelo id da sala, ou procurar a sala de amigos. Além disso, o menu do lobby não é intuitivo e não funciona direito para encontrar partidas.

Além disso, o jogo apresenta um roster pequeno de apenas 16 personagens, considerando que envolve a primeira temporada e o filme, faltam vários personagens secundários, como os feiticeiros de Kyoto (apenas Todo está presente), Junpei e o diretor da escola de Tokyo. 

PROS:

  • Fidelidade com o Anime;
  • Combate voltado à cooperação.

CONS:

  • Ausência de Multijogador Local;
  • Modo História Repetitivo;
  • Roster pequeno com 16 personagens;
  • Problemas com os Servidores e Conexão.

PLATAFORMAS:

  • PlayStation (Plataforma analisada, chaves gentilmente cedidas por Bandai Namco);
  • PC;
  • Nintendo Switch;
  • Xbox.
Jogabilidade:Qualidade dos controles5
Design (Dificuldade, Level, Criatividade)4
História:Enredo6
Narrativa4
Arte:Gráficos5
Direção artística2
Audio:Efeitos Sonoros7
Trilha Sonora8
PortEstabilidade6
Otimização8
NOTA FINAL:5.5

Jujutsu Kaisen Cursed Clash adota uma abordagem simplificada dentro do gênero de jogos de luta de anime. Apresenta um roster reduzido de personagens, um modo história repetitivo e ausência de multiplayer local. Embora possua pontos positivos, como sua fidelidade ao anime, o jogo pode não ser atrativo para aqueles que buscam exclusivamente os modos offline. A falta de recursos essenciais, como multiplayer local e convites para amigos, limita o potencial do primeiro jogo da franquia aos consoles.

Voltado principalmente para os fãs do anime, Jujutsu Kaisen Cursed Clash peca pela falta de modos de jogo interessantes. Sua jogabilidade simplificada pode não agradar a todos os tipos de jogadores, especialmente aqueles que procuram profundidade e variedade nos modos de jogo. Em resumo, enquanto oferece uma experiência para os entusiastas de Jujutsu Kaisen, o jogo não surpreende em nada, principalmente para aqueles que buscam uma experiência mais robusta e diversificada.