Análises,  Games,  Indie,  Nintendo,  PC

Lunistice – Perfeito em sua simplicidade

Lunistice é mais um jogo na categoria de “desenvolvido em boa parte por só uma pessoa”, sendo um projeto idealizado como um desafio de um mês em meados do ano passado. Essa deadline foi, como pode-se ver pela real data de lançamento, extremamente otimista. Independente dos vários desafios na rota de criação do jogo, porém, o conceito de ser “um jogo de plataforma 3D com jogabilidade simples e estilo artístico de PS1/Saturno” foi executado com maestria.

Sem considerar os controles de movimento e câmera, Lunistice é um jogo que utiliza apenas dois botões. E é graças a essa limitação que se faz necessário ter criatividade no level design e perfeição na execução da jogabilidade. Uma qualidade que o jogo compartilha com Klonoa: Door to Phantomile.

Um botão para pulo, um botão para ataque, e uma forma de se estender pulos ao usar o ataque no ar para ganhar um pouco mais de distância. A complexidade do jogo vem de seu level design, adicionando elementos como plataformas que reagem a música da tela, seções de rail, pulos precisos, seções de alta velocidade, entre outros truques espalhados pelos seus 7 biomas diferentes.

O jogo possui 15 telas na sua campanha principal, das quais é possível completá-las em apenas algumas horas. O verdadeiro desafio vem, como de costume no gênero, em conseguir o melhor placar em cada tela ao coletar todas os itens e completar cada uma sem perder nenhuma vida. Existe também os colecionáveis “H A N A” espalhados pela tela, junto com uma chave e log, os quais servem para entregar a história do jogo de uma forma diminuta.

Após a campanha principal, mais 2 personagens são desbloqueados e completar todas as telas novamente com eles dá uma tela bônus para cada. Cada personagem tem habilidades distintas com velocidade e pulos diferentes, o que serve de mais uma mostra da eficiência do level design onde se é confortável jogar com diferentes ferramentas e o jogo nunca quebra.

É um pacote de 10 reais que oferece no mínimo 2 horas de uma nostalgia inédita, e por volta de 6 horas para quem é complecionista (o que abrange boa parte dos fãs de plataforma). E ainda é um ótimo título para quem gosta de speedrunning já que o jogo possui um timer interno e algumas move techs que são fáceis de se descobrir para quem já tem costume com o gênero, porém complicadas de se executar para realmente salvar tempo.

O maior problema do jogo é ser um tanto quanto fácil para se jogar normalmente, até mesmo as telas extras não oferecem o desafio que certas finais de plataformas clássicos ofereciam. Um dos personagens desbloqueáveis tem uma vida reduzida e capacidade de combate limitada, sendo de longe o conteúdo mais desafiador do jogo. Porém, mesmo assim o jogo ainda não chega a satisfazer quem procura realmente testar suas habilidades. É no geral um jogo mais relaxante do que a premissa.

Lunistice - Artstyle

Em suma, Lunistice é extremamente simples, mas também muito bem-feito e satisfatório. Mesmo não sendo o tipo de jogo complexo de se analisar ou extremamente ambicioso de se jogar, sua qualidade e custo pela quantidade de conteúdo que entrega são muito acima da média.

PROS:

  • Ótimos controles;
  • Bom level design;
  • Uma excelente experiência old-school;
  • Um bom tanto de conteúdo pelo preço;
  • Trilha sonora cativante.

CONS:

  • As últimas telas são um pouco anticlimáticas em sua (baixa) dificuldade.

PLATAFORMAS:

  • PC – GOG (Plataforma analisada), Steam;
  • Nintendo Switch;

NOTAS:

Jogabilidade:Qualidade dos controles10
Design (Dificuldade, Level, Criatividade)10
História:Enredo7
Narrativa7
Arte:Gráficos8
Direção artística10
Audio:Efeitos Sonoros10
Trilha Sonora10
PortEstabilidade10
Otimização10
NOTA FINAL:9.2

Olha só que coisa, acontece que plataformas ainda são divertidos sem precisar ser open world e ter árvores de habilidades. Quem poderia imaginar isso?            

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *