NIDUS – Desafiador, lindo e Único!
NIDUS é uma obra prima independente feita única e exclusivamente por Caleb Wood, que desejava fazer um jogo estimulante para todos os sentidos e com alta curva de aprendizagem, e que culminou em um jogo de jogabilidade única que é uma verdadeira experiência para o jogador, trazendo elementos de Bullet Hell, Arcade, Rogue Like e Score Attack em uma viagem psicodélica.
O jogo tem uma premissa simples, o jogador esta no controle de dois elementos, a flor e a vespa, e deve usar esses elementos para de forma simbiótica vencer as ameaças que surgem no ambiente. Essas ameaças são uma gama de inimigos comuns e chefões que ativamente tentam alcançar a flor, forma em que o jogador recebe dano, e enquanto isso a vespa deve atacar os inimigos e acumular pontos e essência para cada inimigo caído.
Mas dessa simplicidade surge a grande curva de aprendizagem, a flor e a vespa são ambos elementos moveis que devem ser controlados, e os inimigos velozes e numerosos podem muitas vezes tornar esse controle um verdadeiro desafio, adicionando a primeira camada de mecânica. Periodicamente devemos fazer com que flor e vespa se encontrem para recuperarem vida e capacidade de causar dano. Essa capacidade de causar dano traz mecânica ao uso da vespa que possui uma energia própria, e além de precisar voltar para flor, perde mais energia ao se chocar de forma inconsequente com inimigos. Por fim existe a combinação de que alguns inimigos só podem receber dano ao serem marcados pela flor, o que força um risco no uso da flor e mais uma nova mecânica que deve ser observada. Essa é a parte mais básica da jogabilidade, e conforme se joga é possível fazer varias coisas para tentar se manter vivo enquanto mata os inimigos.
Existe um tutorial básico que deve ser ativado no menu do jogo, e ele explica apenas o mínimo de interação e objetivo do jogo, pois o criador preferiu trazer o tutorial comum em jogos como uma explicação de todas as possibilidades de interação, que se encontra no menu do jogo. É possível entender essa escolha devido ao publico alvo esperado, mas isso pode gerar estranhamento e descontentamento em jogadores que vão chegar ao jogo sem uma previa introdução e podem se frustrar muito com não apenas a dificuldade, mas a capacidade de jogar o jogo, pois como dito, ele tem uma jogabilidade própria. E essa frustração pode ser maior pelo fato do jogo possuir apenas o idioma inglês.
Além da jogabilidade única, o jogo apresenta uma qualidade sonora que se enquadra perfeitamente com sua ambientação cósmica e psicodélica, tanto nos efeitos sonoros e interações, quanto a musica que nos acompanha no menu e no jogo, tornando toda a experiência única e divertida.
O jogo pode ser aproveitado de forma casual, mas sua pegada Arcade traz também um Leaderboard em diversos aspectos. Além de comparar o jogador com amigos e globalmente, existem outros modos de jogo que também são comparados internamente. Que são os modos de Run de 30 minutos e Speedruns.
E para os complecionistas, o jogo também conta com uma Pokedex de inimigos derrotados e 27 conquistas Steam que são perfeitamente coletáveis para aqueles que se dedicarem ao jogo, mas podem ser consideradas difíceis ou impossíveis para aqueles com maiores dificuldades de se adaptar ao estilo.
O jogo também traz a possibilidade de jogar local ou online com amigos, através do remote play então apenas 1 precisa do jogo, o que pode trazer uma nova forma de jogar e experiências completamente novas, pois mesmo trazendo o controle individual da flor e vespa, a sincronia entre as partes vai ser perdida por se tratar de duas pessoas.
PROS:
- Jogabilidade única e divertida;
- Traz um desafio recompensador para o jogador;
- Apesar do caráter desafiador ele não gera stress.
CONS:
- Apenas em Inglês;
- Grande curva de aprendizado;
- Melhor aproveitado com controle.
PLATAFORMAS:
PC – Steam (Plataforma analisada, chave gentilmente cedida por Caleb Wood).
NOTAS:
Jogabilidade: | Qualidade dos controles | 7 |
| Design (Dificuldade, Level, Criatividade) | 8 |
História: | Enredo | 5 |
| Narrativa | 5 |
Arte: | Gráficos | 8 |
| Direção artística | 10 |
Audio: | Efeitos Sonoros | 10 |
| Trilha Sonora | 10 |
| Estabilidade | 10 |
| Otimização | 7 |
NOTA FINAL: | | 8.0 |