Análises,  Anime,  Destaque,  Games,  Indie,  Japão,  Nintendo,  PC,  Playstation,  Xbox

RWBY Arrowfell – Maravilhoso Shantae-like

RWBY Arrowfell é o mais novo jogo da franquia RWBY, conhecido por sua animação de longa data pelo grande Monty Oum (descanse em paz). O jogo foi desenvolvido pela Arc System Works em parceria com a WayForward, e chegou para todas as plataformas dia 15 de novembro de 2022.

O mercado está, inevitavelmente, se saturando na maioria de seus gêneros. Com o tempo isso traz inúmeras propostas para mudança diante de novos e novos lançamentos que buscam frequentemente reinventar a roda, e Metroidvania, apesar de um excelente gênero, vem recebido muitos títulos pouco criativos, tentando replicar o que estourou com pouco verdadeiro conteúdo. 

Um de destaque recentemente tem sido Shantae, uma série até antiga que ressurgiu com Half-Genie Hero e Seven Sirens. Os títulos são sim metroidvania, mas extremamente únicos, focados em habilidades diferentes para exploração e combate, com temáticas mais casuais e refrescantes, lembrando até títulos de outros gêneros como Mega Man. 

RWBY Arrowfell 1

RWBY Arrowfell é um projeto também da WayForward de Shantae, porém com o renomado nome da Arc System Works, que faz mágica com tudo que toca. É de se esperar então que um jogo de RWBY, uma franquia que já passou por inúmeros trancos e barrancos, poderia ter uma chance de brilhar.

RWBY Arrowfell se assemelha a Shantae em sua exploração não aberta e apresentação de mundo com mapas diferentes que podem ser re-explorados diante do avanço na história, mas possui quatro personagens jogáveis simultaneamente, as protagonistas da série/anime, com troca rápida por aperto de gatilho, onde cada uma possui habilidades únicas que facilitam combate, exploração e outras coisas no jogo.

RWBY Arrowfell 2

A troca de personagens no começo soa estranha, mas cada uma proporciona uma jogabilidade diferente, o que mantém a exploração sempre interessante. Apesar de mapas generalizadamente simples, a direção de arte do jogo é fabulosa, tal qual o anime Ice Queendom, e a animação, apesar de no estilo chibi, traz vida aos pequenos momentos que o jogo proporciona e é surpreendentemente fluida, além da trilha sonora agradável e compatível com a proposta da série.

O combate do jogo é tão variado quanto os diferentes personagens jogáveis. Apesar do mesmo ser simplificado, os inimigos não poupam esforços antes de avançar sobre o jogador, forçando-o a agir rapidamente diante das adversidades no enquadramento de tela de tal forma que maximize a utilização das diferentes personagens.

RWBY Arrowfell 3

O sistema de progressão é majoritariamente controlado pelo jogador e o quanto o mesmo desbloqueia pontos de habilidades, mas a história também proporciona alguns upgrades que permitem avançar na exploração de determinadas áreas. Isso contribui e incentiva a exploração do jogador, o que é essencial num título do gênero.

Apesar de tudo, RWBY Arrowfell consegue ser um pouco travado na sua jogabilidade. Em uma potencial continuação (que merece) seria interessante uma forma mais acessível de controlar a mudança de personagens, que frequentemente empata e afoba o jogador no meio da jogabilidade.

Pros:

  • Arte, animação e trilha sonora extremamente agradável
  • Um prato cheio pros fãs da série/anime
  • Troca de personagens apesar de limitada tem jogabilidade refrescante
  • Dublagem

Cons:

  • Simplicidade do combate
  • Movimentação travada

PLATAFORMAS:

  • Nintendo Switch (Plataforma analisada, chave gentilmente concedida por WayForward)
  • PlayStation 4/5
  • PC
  • Xbox One/Series

NOTAS:

Jogabilidade:Qualidade dos controles6
Design (Dificuldade, Level, Criatividade)7
História:Enredo7
Narrativa7
Arte:Gráficos8
Direção artística9
Audio:Efeitos Sonoros9
Trilha Sonora8
PortEstabilidade9
Otimização9
NOTA FINAL:7.9

RWBY Arrowfell é um metroidvania casual mas extremamente cativante. Suas semelhanças com Shantae são refrescantes mas o jogo consegue manter uma identidade própria que agrada fãs da franquia e do gênero. Uma continuação em potencial seria muito bem vinda, melhorando as qualidades desse título e elevando seus sistemas a novos patamares.

Engenheiro de Software, Game Dev e Criador de Conteúdo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *