Análises,  Destaque,  Games,  PC,  Playstation,  Xbox

RE4R Separate Ways – A Espiã que me Amava(?)

Depois de sua ausência no jogo base, a famosa campanha da Ada – Separate Ways – chega ao remake do Resident Evil 4 como um DLC. Passando por 7 capítulos em uma duração de 4 a 5 horas, o DLC tem um balanço perfeito entre conteúdo extra sem desperdiçar tempo.

Separate Ways - Title

Seguindo o mesmo padrão colocado pelo jogo base, o DLC também atinge um ótimo balanço entre novidades e nostalgia. Muito do que se espera do clássico está ali, e muita coisa nova também foi adicionada. Curiosamente existem até conteúdo que não é exatamente “novo”, mas é com certeza inesperado.

A sincronia de eventos entre o que o Leon está fazendo enquanto jogamos com a Ada também é bem mais satisfatória do que as rotas A e B do RE2R. Certas localizações são reutilizadas e os itens não são compartilhados entre eles, mas a história sempre respeita a cronologia de eventos e permanência da ação de cada um dos protagonistas.

Separate Ways - Sneak

E dadas as mudanças sutis na direção do enredo, Separate Ways também teve a liberdade de elaborar um pouco mais tanto nos objetivos e moralidade da Ada enquanto sua história corre paralela ao Leon.

Ada foi uma das personagens que tiveram algumas mudanças em cima da iteração original, apesar de originalmente ser uma das que trouxeram mais discussões, é possível que Separate Ways tenha satisfeito vários críticos ao elaborar mais o lado da história da espiã dupla.

Separate Ways - Cutscene

A única parte do pacote que é ligeiramente decepcionante é a implementação do grappling hook. Apesar de ser anunciado que seu uso seria muito ampliado, a realidade é que muitos de seus usos ainda são muito scriptados.

É possível fazer uso dele em combate para atacar inimigos estonteados a distância e remover escudos, mas são praticamente exclusivamente os dois casos em que se pode usar a engenhoca livremente. E no caso de remover escudos, nem sequer é uma função nata que temos, precisa ser feito algo antes para liberá-la.

Separate Ways - Hook

Algumas arenas de combate até dispõem de pontos para se usar o gancho e ter uma mobilidade bem mais avançada que a de Leon. Só que isso não remove a maior crítica ao sistema, são lugares scriptados onde seu uso é permitido.

O arsenal da agente também é consideravelmente menor, mas ela tem acesso a algumas armas exclusivas que mudam um pouco a forma de se jogar e gerenciar recursos. Só ter acesso a uma shotgun te força a estruturar o seu combate contra chefes as qualidades e defeitos da mesma.

Separate Ways - Shop

De resto a campanha funciona exatamente como esperado. Encontre e faça as requisições do mercante. Troque Spinels por dinheiro ou upgrades. Junte dinheiro para fazer melhorias nas armas que mais necessitar. Guarde recursos e pólvora para acumular munição do seu tipo de arma favorita. E decida quais batalhas valem a pena ser lutadas e quais evitadas.

Então… Separate Ways vale a pena?

Seu preço global é de 10 dólares, um valor perfeito pelo que oferece. Infelizmente a precificação regional deixa a desejar com uma conversão do dólar de 1 para 1. Apesar de ser um excelente DLC em qualidade e quantidade, talvez possa parecer insuficiente para alguns fãs. Porque de resto, Separate Ways com certeza justifica sua existência como um DLC.

PROS:

  • Ainda mais do excelente gameplay do jogo base;
  • Gráficos excelentes;
  • Algumas novas áreas para se explorar;
  • Revisita alguns aspectos “cortados” originalmente;
  • Port continua excelente.

CONS:

  • O grappling hook é um pouco limitado em seu uso.

PLATAFORMAS:

  • PC – Steam (Plataforma analisada, chave gentilmente cedida por Capcom);
  • PlayStation 4/5;
  • Xbox One /Series.

NOTAS:

Jogabilidade:Qualidade dos controles10
Design (Dificuldade, Level, Criatividade)9
História:Enredo9
Narrativa9
Arte:Gráficos10
Direção artística10
Audio:Efeitos Sonoros10
Trilha Sonora9
PortEstabilidade10
Otimização10
NOTA FINAL:9.6

Capcom continua lançando ótimos jogos atrás de ótimos jogos.

*Casualmente esconde Exoprimal em baixo do tapete.*

E finalmente tivemos um RE com conteúdo extra que é single-player e expande nos pontos fortes da série ao invés de um modo competitivo genérico.