Street Fighter 6 Demonstra uma Grande Promessa
Após um breve teaser na final da Capcom Cup cofirmando a existência de Street Fighter 6, para a surpresa de ninguém, não se sabia nada do título além de que estava em desenvolvimento. Os 40 segundos de teaser foram divisivos com um logo amplamente (e justamente) criticado e vários memes sobre a nova aparência do Ryu. Porém durante a State of Play de sexta-feira (3) finalmente tivemos mais informações sobre o gigante dos jogos de luta. Junto com um novo trailer, o marketing começou a tomar vapor com várias informações sobre o jogo sendo adicionadas no site oficial, além de alguns vazamentos e especulações.
O básico de Street Fighter 6
Para a alegria de muitos, o logo realmente era um placeholder ou foi rápidamente alterado após um forte e imediato feedback dos fãs. O jogo está previsto para lançamento em 2023, supostamente no começo do ano, logo após o término dessa Capcom Cup. Street Fighter é um título com forte presença na cena competitiva, o lançamento do jogo combinar com mais um ciclo de torneios com certeza é algo desejável pela Capcom, se não houver imprevistos.
O trailer também lista as plataformas de lançamento: PS4/5, Xbox Series X/S e Steam. Ainda não há confirmação se haverá crossplay como Street Fighter V possui. Conforme esperado, é mais um jogo desenvolvido usando a proprietária RE Engine.
Para novatos
Um estigma do gênero que ainda afasta muitas pessoas de sequer tentar é de que jogos de luta só servem para competitivo e que o nível de habilidade é tão alto que é impossível alguém entrar agora e se divertir. A primeira suposição infelizmente é verdadeira.
Pouquíssimos jogos do gênero se dão ao trabalho de entregar qualquer forma de conteúdo single-player, e os que dão já tem um enorme diferencial. Talvez ainda seja muito cedo para comemorar, mas que o modo foi um dos focos do trailer e tem uma seção dedicada no site oficial já é promissor. Vale a pena ficar de olho e cobrar que esse conteúdo seja o que promete.
Quanto a segunda premissa, é um dos mitos que vários criadores de conteúdo da FGC estão constantemente abordando. E mesmo se isso não fosse o suficiente, as próprias desenvolvedores estão constantemente desafiando essa noção.
Para Street Fighter 6, será possível escolher entre dois sistemas de controle onde um deles será similar a um beat’em up ou platformer. Se o que parece intimidador é os combos e comandos complicados, há uma alternativa simples. Isso não é exatamente uma novidade nem uma grande inovação no gênero, BlazBlue e Marvel Vs Capcom já ofereciam sistemas parecidos, mas isso somado com um forte conteúdo single-player e uma nova direção artística que chama a atenção passa a impressão de que SF6 será um ótimo ponto de partida para quem nunca teve contato com o gênero.
Para a FGC
E é claro, Street Fighter é um nome com um certo prestígio estabelecido. Balancear a FGC com funções para trazer um novo público é essencial. Junto com as novidades já descritas, foi revelado a função de Comentários em Tempo Real, que traz o espetáculo de uma partida de CPT em qualquer partida que quiser. Para quem acompanha a cena competitiva, o nome Jeremy “Vicious” Lopez é fácilmente reconhecido. Tê-lo narrando partidas entre amigos parece uma funcionalidade incrívelmente divertida.
Não só isso, já tivemos certas informações de sistemas de jogo. Em particular o sistema de Drive que será central para SF6. Drive será um recurso extra que todos os jogadores terão disponível assim que começa a partida. Ele se regenera automaticamente, mas te põe em um estado desvantajoso caso seja esgotado por completo.
- DRIVE IMPACT – Gasta 1 barra – Reminiscente do Focus System de SFIV, Impact é um ataque que absorve um ataque do oponente e causa um “wall splat” mesmo na defesa se feito contra alguém encurralado. Com isso já é possível supor que o jogo ainda manterá um foco na ofensiva e um incentivo em empurrar o oponente para o canto.
- DRIVE PARRY – Gasto contínuo – Um sistema que defende os golpes automaticamente conforme o botão é segurado, recarrega a barra de Drive quando bem sucedido. É possível fazer um Perfect Parry com um timing preciso. Pode-se fazer um parelelo com o Faultless Defense de Guilty Gear.
- OVERDRIVE – Gasta 2 barras – São o que até agora eram conhecidos como golpes EX. Agora não são mais atrelados a barra de super especiais. O que trás implicações interessantes já que os jogadores podem abrir partidas com um golpe EX.
- DRIVE RUSH – Gasta 1 ou 3 barras – São “dash cancels”. É possível cancelar um Parry ou um botão em uma corrida. Cancelar um Parry custa uma barra enquanto cancelar um botão custa três. Dash cancels são técnicas extremamente poderosas normalmente, e sempre fazem o jogo ter um ritmo frenético.
- DRIVE REVERSAL – Gasta 2 barras – São o que temos hoje na forma de V-Reversals, ou os antigos Dead Angle Attacks de Guilty Gear.
Os leaks de Street Fighter 6
E por fim, algumas informações foram vazados antes da hora. Dentre elas, tivemos o elenco inicial vazado, composto dos 8 World Warriors clássicos: Ryu, Ken, Zangief, Dhalsim, Blanka, E. Honda, Chun-li e Guile. Mais 7 personagens voltando como Rashid, Ed, Akuma, Juri, Dee Jay e Cammy. E algumas caras novas como Luke (introduzido na última temporada de emergência de SFV), Marisa, Lilly, Mimi, JP, A.K.I. e Kimberly. A Capcom aparentemente confirmou a veracidade desse vazamento, apesar de que não temos muito mais além da arte de conceito e nomes dos personagens novos.
Além do mais circularam alguns vídeos de um dos especiais da Cammy junto com o novo visual de Ken junto com especulações de uma história trágica que é evidenciada pela frase de vitória da Rose e Menat contra Ken, ambas insinuando um futuro turbulento para o amigo de Ryu.
Ainda é cedo para julgar um jogo que está a meses de ser lançado, mas as impressões iniciais estão mais promissoras do que seu antecessor. Street Fighter V foi lançado enquanto a Capcom estava saindo de um período turbulento, e não teve as melhores decisões em seu desenvolvimento. Após vários acertos recentes com Monster Hunter, Resident Evil, Devil May Cry e Ace Attorney, é possível estar cautelosamente otimista com o futuro de Street Fighter. A última temporada demonstrou vários acertos, mesmo que tenham alguns deslizes no caminho. Com sorte nós realmente estaremos a caminho de uma nova era para jogos de luta!