Games,  Indie,  Japão,  Nintendo,  PC,  Playstation,  Xbox

TEVI (Impressões) – O ano de metroidvanias doujin

Para fãs de metroidvanias e a estética oriental de jogos doujin, 2023 está sendo um ano e tanto. Começando com Alice Escaped e com Rusted Moss não muito tempo atrás, logo mais vem TEVI, e também parece manter bom nível de qualidade que esses jogos. Vindo dos desenvolvedores de Rabi-Ribi, o jogo pretende manter o estilo de misturar combate de metroidvania com os clássicos bullet hell shoot’em ups.

Apesar de um começo um tanto quanto devagar, o ritmo mais compassado parece ser necessário para gradualmente aclimar o jogador para o que está a vir pela frente. No que se trata de metroidvania, TEVI parece ser exatamente o que precisa ter, só tendo o mesmo problema recorrente de um mapa um pouco confuso e incompleto que é infelizmente comum dentro do gênero.

O combate é do tipo que tem ação desenfreada e recompensa jogar de forma estilosa. Contadores de combos, efeitos que te incentivam a jogar agressivamente, uma boa gama de escolhas de movimento e ataques fazem com que o jogo seja do tipo difícil de se pegar a maestria. O jogo também conta com sistema de RPG-lite em que inimigos derrubam recursos para fazer upgrades nas habilidades e poderes da TEVI, junto com alguns item shops que oferecem upgrades importantes para se preparar para as boss fights.

O lado negativo de ter um jogo tão focado em combate é que a parte de puzzles e movimentação em plataforma toma segundo plano, e não é tão satisfatório de se mover de A a B se não tiver nenhum inimigo entre eles. Não parece ser uma falha que realmente prejudique a qualidade do jogo, mas a experiência que TEVI pretende oferecer é bem mais voltada para combate do que puzzles e truques clássicos de metroidvanias. É claro, existem paredes falsas e portas trancadas que exigem diferentes habilidades, mas não são os aspectos mais marcantes do jogo.

Em suma, TEVI é um jogo promissor para fãs de metroidvania, ou quem procura um combate 2D viciante. TEVI lança ainda esse ano para todas as plataformas atuais, porém sem uma data definida até o momento. Vale a pena ficar de olho.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *